Em uma ação de combate à pirataria, a Polícia Civil apreendeu, nesta quinta-feira (16), em uma tabacaria no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da cidade, charutos cubanos falsificados e cigarros eletrônicos que eram comercializados no estabelecimento.
De acordo com os policiais, os cigarros eletrônicos, cuja venda é proibida pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), estavam guardados em uma sala da tabacaria. Ainda de acordo com os agentes, a maior parte dos charutos apreendidos é falsificada.
O delegado Pedro Bittencourt Brasil afirmou que, em alguns casos, a falsificação é claramente grosseira, em outros, não. Ele destacou ainda que o consumo do produto pode causar danos à saúde, graças às substâncias utilizadas em sua produção.
“A gente tem percebido que esse material, vendido como charuto cubano, ele é uma falsificação grosseira em alguns casos. Alguns casos são falsificações bem-feitas, e que contém produtos tóxicos que podem afetar a saúde da população. Então, a gente começou essa operação monitorando esses pontos de venda. A operação não acabou, foi apenas uma ação dessa operação, e felizmente conseguimos apreender uma boa quantidade de charutos falsificados”, disse Pedro Bittencourt Brasil.
Os policiais encaminharam o responsável pela tabacaria à delegacia. Ele responderá por crimes contra a propriedade industrial, relações de consumo e saúde pública.
As informações são da rádio Tupi.