Um levantamento feito pelo Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP) mostra que nos dois primeiros meses de 2023 os roubos de rua reduziram 10% em todo estado. Foram registrados 8.881 em janeiro e fevereiro deste ano, contra 9.909 no mesmo período do ano passado.
Mas, nem tudo são flores e a taxa de letalidade violenta aumentou 6% e os homicídios dolosos aumentaram 9%.
Também apresentaram queda no primeiro bimestre crimes contra o patrimônio, como roubo de carga, com redução de 8% e roubo de carros, com queda de 7%. O número de roubos de carga no primeiro bimestre de 2023 é o menor registrado em 10 anos.
O estudo do ISP informa que foram presas em flagrante 5.972 pessoas nos dois primeiros meses do ano. Em média, no período, foram apreendidos um fuzil por dia e outras 10 armas de fogo de menor poder bélico. As mortes por intervenção de agente do estado ficaram praticamente estáveis com uma queda de 1%. Esse número é o menor desde 2017.
O governador Cláudio Castro ressaltou a importância do trabalho conjunto da polícia militar e civil. “Sem isso, não chegaríamos a resultados tão relevantes. Temos investido em tecnologia e inteligência, além de melhorar as condições de trabalho dos policiais para levar cada vez mais segurança a quem mora e investe no nosso estado”, destacou o governador do estado do Rio de Janeiro”, alega Castro.