Lula visita Complexo Naval de Itaguaí e obras do Museu Nacional

Presidente também estará no Theatro Municipal, no Centro do Rio, onde assina novo decreto que regulamenta o fomento à cultura

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Luiz Inácio Lula da Silva, visita o Complexo Naval de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. No local está sendo desenvolvido o Programa de Submarinos da Marinha do Brasil, o ProSub. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (23/3), o presidente Lula cumpre agenda tripla no Rio de Janeiro, com visita ao Complexo Naval de Itaguaí, na região metropolitana, local onde está sendo desenvolvido o Programa de Submarinos (ProSub) da Marinha do Brasil (MB). Lula segue em visita às obras de reconstrução do Museu Nacional e, no início da noite, assina novo decreto que regulamenta o fomento à cultura, em cerimônia no Theatro Municipal.

Na agenda no Complexo Naval, o presidente Lula – e comitiva – farão visita ao submarino Humaitá, o segundo com propulsão diesel-elétrica a concluir a fase de testes de imersão, visando a sua transferência ao setor operativo da MB, no segundo semestre de 2023. O presidente descerrará a placa do submarino e, na ocasião, o Comando da Marinha apresentará avanços alcançados pelo ProSub nos primeiros 15 anos de parceria estratégica entre Brasil e França. A visita será acompanhada pela embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, e pelo ministro da Defesa, José Mucio.

O presidente Lula também visitou as obras de reconstrução do Museu Nacional, o prédio histórico no bairro de São Cristóvão destruído por um incêndio em 2018. A obra de restauração foi iniciada no final de 2021, seguindo recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De lá, Lula segue para a Cinelândia.

O novo decreto que define objetivos, beneficiários, regras e procedimentos gerais para o fomento cultural direto (Lei Paulo Gustavo, Lei Aldir Blanc, Cultura Viva), indireto (Lei Rouanet) e outras políticas públicas, será assinado por Lula, pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, e pelo advogado-geral da União, Jorge Messias. O ato ocorrerá a partir das 18h, no Theatro Municipal.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lula visita Complexo Naval de Itaguaí e obras do Museu Nacional

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui