Considerado um dos lugares mais aprazíveis do Rio de Janeiro, Ilha Grande, em Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense, é ideal para quem busca se desligar da agitação das cidades mais movimentadas do estado e automaticamente se conectar à natureza.
Recentemente, a reportagem do DIÁRIO DO RIO esteve na ilha, mais precisamente na Vila do Abraão, considerado o principal povoado da região, e visitou algumas praias locais. Há de se ressaltar que existem muitas opções, e todas exuberantes.
Para fugir das mais ”clichês”, como Lopes Mendes, Aventureiro, Feiticeira, Dois Rios, Meros e Saco do Céu, por exemplo, o DDR lista para você 4 opções de praias de facílimo acesso a quem está hospedado em Abraão, seja por meio de uma simples caminhada até uma travessia tranquila e rápida de barco. Confira:
Praia Preta
Situada à esquerda de quem está em Abraão olhando para o mar, a Praia Preta fica a cerca de 1km do cais da região, conseguindo-se chegar de maneira muito prática a pé. É ótima opção para quem busca sossego, embora sempre esteja com uma boa movimentação. Vale destacar o lago anexo a ela, ideal para relaxar e alternar com os mergulhos no mar.
Perto da Praia Preta, também cabe o registro, está o Poção, uma cachoeira sensacional fácil de chegar que certamente você não vai se arrepender de conhecer.
Importante citar que não há quiosques nem restaurantes na região, no máximo vendedores ambulantes dependendo do dia. Portanto, não esqueça de levar seus próprios alimentos e bebidas.
Praia da Júlia
Pouco após a extensão da orla do Abraão para o lado direito, está a Praia da Júlia, pequena, mas de extrema calmaria. Contando com um bar, é ótima para relaxar e para o banho de mar. Possui um clima ”alternativo”, digamos assim, e sempre recebe algum luau à noite. Para chegar às duas praias que falaremos a seguir por meio de trilha, passa-se por ela antes, e é quase que impossível não dar um mergulho. Vale muito a pena!
Praia da Crena
Com cenário paradisíaco, a Crena é uma praia quase que ”escondida”, a aproximadamente 1km da Praia da Júlia. Para chegar nela, pode-se ir a pé em uma trilha relativamente tranquila ou pagando-se mais ou menos R$ 20 em uma viagem de barco que dura cerca de 5 minutos. No local, há um restaurante com preços similares aos da Vila do Abraão, valendo a pena almoçar por lá mesmo. O mar da Crena é muito calmo e dá pé a uma longa distância. Sem dúvidas, um dos locais mais bonitos da ilha.
Abraãozinho
Por fim, uma das praias mais famosas de Ilha Grande. Abraãozinho, com suas águas mornas e muito calmas, certamente é parada obrigatória para quem visita a região. A pé, a partir da Praia da Júlia, em vez de descer para a Crena, deve-se continuar pela trilha até chegar ao local. Ou, para quem não gosta tanto de caminhar em meio à natureza, a melhor opção são os barcos (serviço pago). Visual incrível, ótimo cenário para fotos. O ideal é chegar logo cedo e passar o dia. Há restaurantes no local.