O Rio de Janeiro registrou alta de 12,95% no faturamento de bares e restaurantes, no mês de Janeiro deste ano. Segundo a pesquisa mensal realizada pelo Sindicato Bares e Restaurantes (SindRio) e o pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFEC RJ), o índice ultrapassou os indicadores de fevereiro de 2020, período anterior à pandemia e às suas medidas de restrições desastrosas.
O giro na economia fluminense, no início do ano, foi resultado do forte afluxo de turistas que aportaram no Estado para passar férias e participar das festividades locais. Foram mais de 868 mil visitantes estrangeiros no período, segundo o presidente do SindRio, Fernando Blower.
“Certamente o crescimento do turismo, especialmente o internacional, foi um dos principais responsáveis pelo aumento do faturamento do setor de bares e restaurantes no Rio,” disse Blower.
O cenário econômico instável e os índices inflacionários em alta podem ser fatores de corrosão dos bons resultados alcançados por bares e restaurantes do Rio, mas Fernando Blower destaca, com otimismo, que existem alternativas que farão girar o caixa do segmento.
“Apesar dos sinais de que a economia deve seguir instável e da inflação seguindo em alta, há uma expectativa de que o setor de alimentação fora do lar siga em crescimento gradual, mesmo que num ritmo mais lento do que o visto em 2022?, concluiu o presidente do SindRio.
As informações são da Veja Rio.