A praia de Itaúna será palco do Saquarema Surf Festival, um evento apresentado pela Prefeitura de Saquarema e em memória ao ídolo local Leo Neves. O evento acontecerá até o próximo dia 30, na Capital Nacional do Surf. O festival de surfe superou o número de inscritos do ano passado, com 215 atletas confirmados entre nomes consagrados do esporte e os da nova geração. Com realização da 213 Sports, vertical de esportes da V3A, o evento é chancelado pela World Surf League Latin America.
O Saquarema Surf Festival reúne três competições distintas, que irão pontuar para os rankings regionais 2023/2024 da WSL Latin America – Qualifying Series, Longboard Pro e Pro Junior – para as categorias masculina e feminina, que são realizadas com o princípio de igualdade na premiação para homens e mulheres. Trata-se da única etapa do WSL Qualifying Series do país com pontuação máxima de 5.000 pontos da temporada, onde serão disputadas vagas para o Challenger Series 2024 (divisão de acesso para a elite mundial).
Já no Pro Junior Sub-20, estão em jogo 1.000 pontos para os rankings e confirmados até o momento 68 atletas, muitos da nova geração do surfe nacional.
“O Saquarema Surf Festival já faz parte do calendário da WSL Latam há três anos e veio para ficar. Serão três eventos, o QS 5.000, o Longboard e o Pro Junior, com igualdade de premiação para homens e mulheres, com atletas consagrados e os da nova geração e isso faz o surfe crescer ainda mais“, afirma Ivan Martinho, presidente da WSL Latin America.
A praia de Itaúna é considerada o Maracanã do Surf e recebe anualmente eventos de peso que somam pontos para rankings mundiais e da América Latina.