Desde de o final do mês passado, está em cartaz a exposição virtual “Distrito do Porto do Rio de Janeiro: Memórias e Transformações” em um ambiente 100% virtual, mais conhecido como metaverso, o que permite a visitação a qualquer momento e de qualquer lugar. A exposição permanecerá no ar até o dia 15 de maio.
Na próxima quarta-feira (26/04), a partir das 19h será oferecida uma visita guiada somente para os primeiros 25 inscritos e contará com a presença de Antônio Fonseca, Priscilla Baeta e Armando Iazzetta idealizadores da exposição, que irão debater um pouco da experiência da montagem da galeria e sobre a intensa história por detrás das fotografias, imagens, mapas, vídeos e sons trazidos pela exposição.
“A Importância de podermos realizar um resgate histórico cultural através de ferramentas web3, como o metaverso, mostra que a tecnologia pode ser utilizada de uma forma útil e única!”, diz Antonio Fonseca.
A exposição apresenta uma coleção de fotografias e vídeos que contam a história desta centralidade tão especial da cidade, que foi fundamental para a economia do Rio de Janeiro no passado e hoje é um importante polo de inovação. As imagens e vídeos apresentam recortes da evolução histórica do local, incluindo prédios icônicos e paisagens locais.
A visita é gratuita e pode ser acessada a partir de computadores e smartphones. É uma oportunidade única para conhecer a história deste importante marco da cidade do Rio de Janeiro e apreciar sua beleza através de fotografias e vídeos de alta qualidade. “São quase 500 anos de história desta região tão importante para a cidade do Rio de Janeiro, durante a visita levaremos uma pitada disso, do ontem, do hoje e do amanhã, através de uma cuidadosa seleção”, diz Armando Iazzetta.
O Distrito do Porto do Rio de Janeiro é um marco histórico importante para a cidade do Rio de Janeiro, e agora é possível conhecê-lo melhor através da exposição virtual organizada pelo Distrito Empresarial do Porto e pelo Código Brazuca. A exposição estará disponível na galeria virtual do Código Brazuca, no metaverso Spatial.
A exposição virtual é uma realização do Distrito Empresarial do Porto e do Código Brazuca, FIURJ, CCPar e Blockchain Rio, e faz parte de um esforço conjunto para valorizar a história e a cultura da cidade do Rio de Janeiro.
O endereço para a inscrição na visita guiada estará aberto até 25 de abril às 23:59: h?ps://forms.gle/dxWgsxHedtkjbAC99
O endereço para visitar livremente a exposição é: https://www.spatial.io/s/Brazuca-Gallery-640fc247f40f414f260387e1?share=4390257892464318142