Nesta quinta-feira (27/04), a Polícia Civil do Rio de Janeiro deu início à Operação Overprice, que apura possíveis irregularidades na merenda das escolas municipais de Japeri, na Baixada Fluminense. Ao todo, são sete mandados de busca e apreensão.
As investigações apontam que, em 2017, três empresas foram contratadas sem licitação pela Prefeitura local para fornecer alimentos às unidades escolares cobrando preços superfaturados, com a diferença chegando a 375%.
Vale ressaltar que um dos contratos investigados foi anulado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). Na ocasião, a Prefeitura de Japeri tinha acordado pagar R$ 571 mil pelo fornecimento de alimentos pelo período de seis meses. Essa mesma empresa, porém, foi escolhida novamente, em caráter emergencial, para o mesmo serviço, juntamente a outras duas, por aproximadamente R$ 10 milhões.
A 2ª Vara Criminal de Japeri determinou quebra de sigilo fiscal dos investigados e das empresas. O delegado Clemente Braune, que está à frente do caso, afirmou que foram encontrados na sede da Prefeitura ”documentos oficiais dispostos ao tempo num arquivo enferrujado”.
”Teremos um trabalho para analisar toda essa documentação e ouvir dos investigados qual a razão para esse estado deplorável”, disse.