Um balanço divulgado nesta quarta-feira (03/05) pela Prefeitura do Rio, mostra que, desde o início do ano, as operações de ordenamento urbano realizadas pela Secretaria de Ordem Pública (SEOP) na Zona Sul carios apreenderam 2.292 itens perfurocortantes com moradores de rua. Desse total, foram 328 facas e 337 objetos, como bastões, ferros, espadas artesanais, porretes, chaves de fenda, além de 635 materiais para o uso de drogas e 988 objetos diversos.
Além disso, também foram confiscados quatro simulacros de arma de fogo. Todas as ações acontecem junto com a equipe da Secretaria de Assistência Social que aborda os moradores de rua e oferece acolhimento. As ações são realizadas em todo o município, com maior incidência em área de grande concentração de usuários de drogas e pessoas em situação de rua como o Centro, Tijuca, Zona Norte e Zona Sul.
“A Secretaria de Ordem Pública, junto a Secretaria de Assistência Social, vêm fazendo diariamente as operações de ordenamento urbano para manter a ordem da cidade, a segurança da população e para oferecer uma oportunidade de mudança para aquelas pessoas que estão em situação de rua. O trabalho não vai parar! É realizado dia e noite e não vamos permitir que o espaço público seja ocupado de forma desordenada e irregularmente”, afirma o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Segundo a Seop, desde o início das operações com esse foco, em julho de 2022, já foram apreendidas em toda a cidade 5.290 itens, sendo 904 facas, nove simulacros de arma de fogo, 862 itens perfurocortantes e 1.569 materiais para o uso de drogas, além de 1.946 materiais diversos. Além disso, 14.679 pessoas em situação de rua foram abordadas e 8.246 aceitaram o acolhimento da prefeitura.
Só???? Indico ao Secretário dar uma passadinha na Lapa, Campo de Santana e Cruz Vermelha, vai bater recordes!!!