O simpático bairro de Santa Teresa, localizado no Centro do Rio, receberá neste final de semana, a 15ª edição da Festa Literária de Santa Teresa (FLIST), da qual participarão mais de 200 artistas. O evento, que acontecerá no Parque das Ruínas, das 10h às 18h, prestará homenagens aos escritores Ailton Krenak e Sonia Rosa. Desde o seu início, a FLIST homenageou mais de 30 autores e ilustradores, além de fazer tributos a 52 personalidades e instituições.
A organização do evento também elaborou uma série de atividades comemorativas relacionadas ao centenário da Portela e do escritor Millôr Fernandes. Para a edição deste ano são esperadas mais de 10 mil pessoas. A entrada é franca e a classificação é livre.
“Será um evento muito especial, com foco na diversidade, inclusão e com uma enorme representatividade popular”, afirmou Ninfa Parreiras, curadora da FLIST, que é promovida pelo Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT).
No sábado (6), o destaque é a celebração dos 100 anos da Portela, ocasião na qual serão realizados shows com o grupo Prata da Casa e integrantes da escola mirim Filhos da Águia. Também haverá encenação do espetáculo músico-teatral “Da ancestralidade afro-brasileira ao samba-enredo”.
No domingo (7), às 11h, será realizada a roda de conversa “Um Mergulho na Literatura, Oralidade e Cultura Indígena”, com as participações de Lucia Tucuju e Luciana Tupinambá. O evento também contará com a presença da autora de premiados livros infantojuvenis, Sonia Rosa. Às 13h, a programação será voltada para a homenagem do líder indígena, ambientalista e escritor Ailton Krenak.
A edição 2023 contará com um “planetário” inflável e um telescópio para as crianças.
A programação da FLIST está disponível no site.
O Parque das Ruínas fica na Rua Murtinho Nobre, 169, em Santa Teresa, no Centro do Rio.
As informações são do jornal O Dia.