Com o dia dedicado a um dos principais símbolos da Zona Norte do Rio de Janeiro, a Praça Sáenz Peña, na Tijuca, recebeu neste sábado (13/05), a comemoração pelos seus 112 anos de tradição. O Prefeito do Rio, Eduardo Paes, marcou presença na abertura do evento que inclui serviços, shows, atividades e entretenimento para a população.
“Por que fazer essa comemoração, 112 anos é alguma efeméride? Aqui tem essa particularidade, é a República Independente da Tijuca. Não é um bairro, é um país. É bom estarmos aqui celebrando a praça, é o lugar do encontro, é bom estar celebrando aqui. A população segue cobrando, temos muitos desafios pela frente, mas o importante é a gente amar a nossa cidade, e te garanto que isso é algo que o tijucano faz como ninguém”, ressalta Eduardo Paes.
Esta comemoração foi resultado da união da Prefeitura do Rio, da Riotur e da Nova Tijuca, com apoio da Subprefeitura da Grande Tijuca, do Centro Coreográfico e do Projeto Faz Na Praça. Com previsão para mais de 10 horas de atividades, foi montada uma estrutura no local e a expectativa é receber cerca de 2 mil pessoas durante todo o dia.
“Essa é a praça mais importante da Grande Tijuca é significativa para todos os tijucanos e todos os cariocas, para a gente mostrar o quanto ela é importante. Aqui é o centro da Grande Tijuca, um ponto histórico, onde ficavam vários cinemas, é o antigo Largo da Fábrica de Chitas, nada mais justo do que comemorar, fazer uma grande festa para a praça mais importante do nosso bairro. É merecidíssimo”, conclui o Subprefeito da Grande Tijuca Felipe Quintans.
Polo cultural da cidade
A Praça Sáenz Peña foi inaugurada em 30 de abril de 1911, em homenagem aos Ex-Presidentes da Argentina Luis e Roque Sáenz Peña, pai e filho. E, desde então, é considerada um polo cultural da cidade do Rio de Janeiro.
- “A Praça Sáenz Peña é um ícone da cidade. Essa festa não é só para a Tijuca, a praça representa um pedaço do Rio de Janeiro, é uma área muito simbólica, central. Por isso, a Riotur fica extremamente feliz em poder contribuir para a realização desta justa comemoração. Trabalhamos sempre para que todas as áreas da cidade tenham seu potencial histórico e cultural ressaltados”, destacou Ronnie Costa, Presidente da Riotur.
Feira de adoção, samba e história do bairro
Além das atrações artísticas e esportivas, a festa contou ainda com diversas tendas com serviços à população. A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais levou para a praça a ação “Adote um Amigo”, com feira para a adoção de cães e gatos. Já a Secretaria de Políticas e Proteção da Mulher fez inscrições para oficinas e cursos gratuitos das Casas da Mulher Carioca.
A Secretaria da Saúde ofereceu auriculoterapia, vacinação contra a gripe, orientações sobre ISTs (Infecções Sexualmente transmissíveis) e atividades lúdicas com a participação de dentistas.
Já no espaço da Secretaria Municipal de Assistência Social foram realizados agendamentos para o Cadastro Único (CadÚnico). Na tenda da Comlurb havia orientações e conscientização sobre reciclagem de lixo. E a Guarda Municipal esteve presente com o projeto “Ronda Maria da Penha” para orientar e direcionar mulheres vítimas de violência ou que estejam com medidas protetivas.
Entre as atrações musicais, sob a curadoria da Secretaria de Cultura, passaram pela praça o Projeto Raízes da Vila, DJ Pivete, Folia de Reis Mirim do Morro da Formiga, Cordão da Tia Juca e Canários do Reino, entre outras.
O historiador Luiz Antônio Simas também participou do evento contando as histórias do bairro da Zona Norte. Na programação, ainda tinha Acadêmicos do Salgueiro, escola do Grupo Especial que representa a Zona Norte do Rio, para fechar o dia de comemorações.