O Governo do Estado do Rio de Janeiro realizou, nesta terça-feira (16), mais uma etapa das operações integradas de combate às cracolândias. Deste vez, as ações incidiram sobre os bairros do Flamengo e Catete, na Zona Sul da cidade, onde agentes do 2º BPM, sob o comando do coronel Ludogero e do superintendente da Zona Sul (SEGOV), Marcelo Maywald, abordaram 20 moradores de rua e verificaram que todos tinham antecedentes criminais.
Furto, roubo, receptação, agressão, desacato, porte e tráfico de drogas, além da Lei Maria da Penha foram alguns dos crimes verificados durante a diligência, que resultou no encaminhamento à 9ª DP de um homem que portava um facão.
Com a operação, o Governo do Estado pretende impedir o consumo e comércio de crack, além dos delitos praticados nos dois bairros, onde foram apreendidas uma grande quantidade de objetos perfuro cortantes, cachimbos de crack, trituradores de maconha e recipientes para armazenar drogas.
“As ações preventivas nos bairros da Zona Sul serão cada vez mais intensificadas, pois as pessoas têm o direito de ir e vir em segurança. Após a pandemia, transitar pelas ruas não tem sido algo fácil em função das inúmeras abordagens. Elas se sentem acuadas pela maneira como marginais e usuários de drogas as interpelam”, afirmou Marcelo Maywald.
A ação dos agentes de segurança percorreu as Ruas Paulo VI, nas proximidades do Morro Azul; Marquês de Abrantes, Senador Vergueiro, Silveira Martins, Catete, Andrade Pertence, Pedro Américo, entre outras.