Bem antes das polêmicas envolvendo a utilização de Galeão ou Santos Dumont, o Rio de Janeiro passava com sua importância para a aviação brasileira. Uma prova disso é a história do primeiro voo comercial que saiu de nosso país para o Continente Europeu.
Um avião quadrimotor Lockheed “Constelation” da Panair do Brasil saiu do Rio de Janeiro no dia 3 de abril de 1946. Esse foi o primeiro voo comercial do Brasil para a Europa.
O avião, que decolou do Rio de Janeiro, fez escala no Recife, Dakar, Lisboa, Paris e Londres.
“A Panair do Brasil iniciou suas operações em 22 de outubro de 1929, como NYRBA do Brasil S.A., a subsidiária brasileira da NYRBA, Inc. (New York, Rio e Buenos Aires). Ambas as companhias aéreas foram estabelecidas por Ralph Ambrose O’Neill para o transporte de correio e passageiros que utilizavam hidroaviões entre Estados Unidos, Brasil e Argentina, voando sobre a costa leste do continente”, explica um texto do site Museu Aeroespacial.
O primeiro voo decolou do Aeroporto Calabouço (que em 1936 seria nomeado oficialmente Aeroporto Santos Dumont), no Rio de Janeiro, com destino a Buenos Aires. À época, os aviões precisavam pousar na água.
Afinal qual o nome da tripulação deste voo pioneiro, e quanto tempo durou.
Legal, mas qual foi a cidade da Europa que recebeu esse voo?
Lisboa, Paris e Londres