Os membros da Orquestra Sinfônica Brasileira serão o grande destaque da noite do próximo fim de semana, nos dias 10 e 11 de junho, no evento que acontecerá na Cidade das Artes, Barra da Tijuca. Alexis Angulo, Felipe Destéfano, Kleber Vogel e Fábio Brum interpretam um repertório que vai desde o barroco até a música contemporânea, sob regência de Ubiratã Rodrigues. Serão ouvidas obras de Carl Philipp Emanuel Bach, Lipe Portinho, Johann Joachim Quantz, Théo Charlier e Antonio Vivaldi
O espetáculo abre com o Concerto em Lá menor, Wq166, de Carl Philipp Emanuel Bach. A composição – que existe em versões para flauta, violoncelo ou cravo solista – será apresentada aqui com o fagote liderando a orquestra. O Concertino para Bandolim e cordas em sol maior de Lipe Portinho, segunda obra do programa, foi escrito dentro de parâmetros rígidos pré-estabelecidos de forma, orquestração e harmonia. Inspirado na estética do movimento armorial, a obra toma como referência o quinteto de cordas da Paraíba, do compositor Clovis Pereira e o Quinteto Armorial.
O italiano Antonio Vivaldi, que surge como referência na composição de Lipe Portinho, encerra em grande estilo o espetáculo, com a cintilante ária “Agitata da due venti”, da ópera Griselda, em arranjo para trompete e orquestra.
- SERVIÇO:
- Dia 10 de junho (sábado), às 19h
- Dia 11 de junho (domingo), às 11h – Concertos para a Juventude
- Local: Cidade das Artes | Teatro de Câmara (Avenida das Américas, nº5.300 – Barra da Tijuca, RJ)
- Ingressos à venda na bilheteria da Cidade das Artes e no site Sympla.