Seropédica pode voltar a se tornar distrito de Itaguaí

Os processos envolvendo as questões territoriais na região têm quase duas décadas. A emancipação é questionada por Itaguaí desde 1995, quando foi criada a lei que desmembrou Seropédica do seu território

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem da Universidade Rural, que fica em Seropédica

Na última terça-feira, 06/06, o município de Itaguaí venceu mais uma importante batalha na disputa territorial por Seropédica, que teve sua emancipação reconhecida em 1995. Chaperó e Piranema, na divisa com o município emancipado, tiveram a verba de sua arrecadação bloqueada, graças à liminar do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que deu ganho de causa a Itaguaí. A prefeitura de Itaguaí alega que ambas as localidades pertencem ao seu território.

O prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira de Souza, tem ido a Brasília com frequência, para discutir a questão.

Segundo a prefeitura, a consulta prévia, por meio de plebiscito, à população dos municípios envolvidos em processos de fusão ou desmembramento não ocorreu, no caso de Seropédica. Os moradores de Piranema, por exemplo, não foram ouvidos à época da emancipação.

Os processos envolvendo as questões territoriais na região têm quase duas décadas. A emancipação é questionada por Itaguaí desde 1995, quando foi criada a lei que desmembrou Seropédica do seu território. A verba de arrecadação de Chaperó e Piranema permanece bloqueada até que a discussão sobre a divisa entre Itaguaí e Seropédica avance e a justiça chegue a um veredicto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Seropédica pode voltar a se tornar distrito de Itaguaí

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui