Na quinta-feira (08/06), o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, simulou ter tido sua conta invadida pela Inteligência Artificial (IA) para, didaticamente, discorrer sobre os problemas e soluções para o esvaziamento do Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão). Também já tivemos um Vereador que usou IA para questionar a Prefeitura sobre IA. De certa forma, essa tecnologia tem se popularizado, principalmente com novos aplicativos de código aberto. Hoje, qualquer pessoa consegue facilmente produzir imagens através de uma solicitação simples de texto.
A fim de desbravar essa nova tecnologia, aproveitei para trazer imagens aqui para o DIÁRIO DO RIO sobre o Rio de Janeiro. Pensei em destacar os principais pontos turísticos.
Gostaria de deixar claro que nessa tecnologia são usados treinamentos e referências com milhares de imagens, e infelizmente, ainda não encontrei nenhum feito com imagens do Rio de Janeiro. Com isso, é possível perceber que algumas imagens nem mesmo se assemelham ao Rio. Quem sabe um dia alguém se dedique a fazer isso.
Para começar, não poderia ser diferente, com o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, símbolos da cidade e cobiçados por turistas de todo o mundo.
Já que estamos mostrando o Rio, como será que a inteligência artificial imagina a Praia de Copacabana?
E o nosso Maracanã?
Não poderia faltar a Praia de Ipanema.
Tentei criar o Sambódromo, mas ficou muito ruim e então pensei, como seria o carnaval para essa tecnologia?
Espero que tenham gostado! E me diga o que você acha que faltou.