No dia 08/06, começou no BarraShopping a exposição imersiva Mundo Pixar. Minha esposa e eu somos grandes fãs do universo de Nemo, Toy Story, Monstros S.A. e outros, e não queríamos esperar até o dia 10/09, quando termina. Fomos logo na abertura. Obviamente, estava lotado. Estima-se que receberá 370 mil pessoas durante os 95 dias de exposição. E o ingresso não é barato. Na quinta-feira de Corpus Christi, feriado, paguei inteira, R$ 125 cada um. Mas cada centavo vale a pena!
Agora, vamos às dicas, e desculpem minha empolgação, tirei várias fotos e vou usá-las aqui:
Não é só para crianças
É claro que a primeira impressão que o Mundo Pixar seja um programa infantil… bobagem, é para todas as idades. Inclusive tinha marcado de almoçar com um casal de amigos no Pinneapple, na Olegário Maciel, e quando soube que tinha a exposição insisti para trocar pelo Giuseppe Square, no BarraShopping. Eles aceitaram na hora.
E mais, não é apenas para crianças. Deixe a sua criança interior aflorar lá. Deixe suas preocupações, seu trabalho, do lado de fora. Brinque, tire fotos com poses divertidas, divirta-se e seja o Andy por alguns minutos.
Passe rápido pelo UP
Eu adoro UP, especialmente com a dublagem de Chico Anysio. A casa está linda e rende fotos incríveis, mas é a primeira parada da exposição. A menos que você tenha a sorte de ser o primeiro da fila, pule e vá direto para a fábrica de Monstros S.A.. Você perderá muito menos tempo em filas a partir desse ponto. É um sacrifício difícil, mas necessário.
Tire foto com perspectiva forçada no Quarto do Andy
No quarto do Andy em Toy Story, tudo é gigante em relação aos bonecos. Por que não aproveitar essa oportunidade e tirar uma foto com perspectiva forçada na porta do quarto? Basta pegar o celular, virá-lo de cabeça para baixo e, se estiver disponível, usar a lente com foco mais distante. Voilà! Você parecerá um ser microscópico! Seria uma foto perfeita para o Instagram!
Faça poses, muitas poses
Falei para esquecer que era adulto? Então o que não faltam são momentos para você fazer poses e relembrar desta exposição. É para aflorar sua criança interior, tenho 44 anos, escrevo sobre política e estava lá! Um dos dias mais divertidos deste ano.
A Experiência também é sensorial
Não ache que você vai apenas tirar fotos, o Mundo Pixar faz uma imersão total, incluindo músicas de cada um dos desenhos que faz parte da exposição. Mas mais que isso, cheiros! Exatamente, quem tiver um bom olfato, e em um dia mais vazio, pode sentir os seguintes odores:
- Leve cheiro de maresia no Nemo
- Bastante cheiro de maresia no Lucca
- Cheiro de oficina no Carros
- Leve cheiro de comida no Ratatouille
Importante: a exposição é IMERSIVA, não interativa.
Procure a Bola da Pixar
A Bola Luxo é um easter egg da Pixar e aparece em todos os filmes do estúdio. E, é claro, não poderia faltar na exposição. Em cada uma das salas temáticas, a bola amarela com faixa azul e estrela vermelha está presente. Luxo Jr. é o segundo curta-metragem produzido pela Pixar, lançado em 1986.
Nemo não é tanto para fotos
Assumo que meu desenho favorito, Procurando Nemo, me decepcionou em sua sala. Esperava encontrar bonecos de Dory, Nemo e Marlin, mas não havia nada disso. A sala é bela e faz você se sentir dentro do mar, mas é muito escura e acaba sendo o ponto baixo de toda a exposição, além de ser a última sala.
Talvez seja um momento mais contemplativo, assim como na sala dedicada ao filme Soul, que por si só nos faz refletir sobre a finitude da vida. Percebe como a exposição não é apenas para crianças?
Separa os tostões
Gente, é a Disney! Tudo está à venda e tem sua lojinha, é claro! E que lojinha! E o melhor é que não é tão caro quanto você poderia esperar. Tem blusas, canecas, a Bola Luxo, meias! É uma loucura! Reserve um pouco do seu tempo e do seu dinheiro, não foi o que eu fiz (estava faminto), mas vou voltar lá para comprar algumas coisas. Afinal, o capitalismo precisa continuar.