Costa Barros, na Zona Norte do Rio de Janeiro, recebeu o 1º dos 25 ecopontos previstos pela Comlurb para a capital fluminense este ano. A unidade foi instalada no fim de maio na Estrada de Botafogo, próximo à UPA do bairro, e está recebendo lixo domiciliar, entulho, galhadas e bens inservíveis. Ainda em junho serão inaugurados três novos espaços: Cantagalo-Pavão-Pavãozinho (Ipanema/Copacabana), Nova Esperança (Gardênia Azul) e Praia das Rosas (Ilha do Governador).
Os ecopontos foram criados para melhorar a qualidade de vida da população, principalmente em comunidades. De acordo com o site ”Data.Rio”, do Instituto Pereira Passos, Costa Barros registra um dos piores índices de desenvolvimento humano (IDH) do município do Rio, ficando em penúltimo lugar entre 126 regiões avaliadas. O novo espaço funciona diariamente, das 6h às 17h.
As regiões escolhidas para reforma ou implantação de ecopontos são aquelas com mais descarte irregular de lixo e dificuldade de acesso aos caminhões de coleta da Comlurb. Com esses espaços, a companhia garante que locais antes degradados tenham as áreas organizadas, com a remoção feita regularmente pela empresa.
Os ecopontos auxiliam ainda no controle de vetores e na melhoria da saúde pública. Em 2022, foram inauguradas 20 unidades em diferentes áreas da capital fluminense, como nas comunidades do Camarista Méier, Juramento (Vicente de Carvalho) e Fogueteiro (Rio Comprido).
A iniciativa é importante mas é insuficiente. É preciso espalhar pontos de coleta de lixo de fácil recolhimento pela prefeitura em diversos pontos de cada bairro da cidade, para gradualmente acabarmos com a coleta de porta em porta. É preciso também massificar EXAUSTIVAMENTE o uso destes coletores com muitas campanhas educativas, alertando a população sobre as mazelas de jogar lixo em qualquer lugar, e reforçando a importância e os benefícios de uma cidade limpa. Publicidade eletrônica, inserções na TV e nas rádios, carros de som pelos bairros, tudo é válido para mudar uma cultura muito antiga e arraigada entre nós de jogar o lixo sempre onde é mais fácil, ou seja, no chão da cidade, péssimo hábito de todas as classes sociais em todas as áreas da cidade.
Na Praça Seca não Terá?