Dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian mostram que, em maio, todas as Unidades Federativas (UFs) do Sudeste do país registraram queda na busca por recursos financeiros em relação ao mesmo período do ano passado. O destaque ficou para o Rio de Janeiro com a maior retração e São Paulo com a menor.
Veja no gráfico a seguir o levantamento completo da região:
Ainda segundo o indicador, a busca pelo recurso financeiro foi negativa em todas as Unidades Federativas (UFs) do país, com destaque para o Distrito Federal com o maior tombo (-27,3%) e para o Rio (-26,8%). Veja abaixo o gráfico com o levantamento estadual:
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.