O Paço Imperial, no Centro do Rio, apresentará a exposição Fio-Ação da artista visual e pesquisadora fluminense, Mariana Guimarães, que se dedicou a investigar o fio como linguagem e dispositivo de mediação na arte contemporânea. A mostra de arte já está disponível para visitação e ficará até o dia 23 de agosto. A entrada é gratuita para o público.
“Ao longo dos últimos 20 anos, venho me dedicando a investigar o fio como linguagem. Ele é a possibilidade de reinvenção de novos mundos, de construção de diálogos e conexões. Aqui na América Latina, temos a maior cultura têxtil do mundo. O fio acompanha a história da humanidade como materialidade e como metáfora. Ele é a ação, é o fio-ação, um modo de viver, um devir que está estruturado em um movimento existencial”, revela Mariana
A mostra individual ocupará o Terreiro do Paço com aproximadamente 300 obras, além de trabalhos recentes e um conjunto desenvolvido nos últimos 10 anos. A artista utiliza o fio, o bordado e o tecer como elementos centrais de sua poética. Além disso, o projeto também contemplará um ciclo de encontros. A mostra reunirá diversas obras inéditas, incluindo uma instalação que percorrerá todo o espaço expositivo.
- Serviço: Fio-ação | Mariana Guimarães
- Abertura: 05 de julho de 2023, das 14h às 18h
- Encerramento: 23 de agosto de 2023
- Classificação Etária Livre | Entrada Franca
- Local: Paço Imperial – Praça XV de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
- Horários de Visitação: De terças a sextas, das 12h às 18h / sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h