No último domingo (23/07) a comunidade católica recebeu com pesar a notícia do falecimento, em decorrência de um mal súbito, do cônego Roberto Barbosa de Melo, aos 62 anos de idade. Ele foi ordenado presbítero em 14 de agosto de 1993 e estava prestes a completar 30 anos de sacerdócio.
Em meio a quase três décadas, o religioso serviu como pároco da Paróquia Sagrada Família, na Taquara, onde celebrava em 12 comunidades e capelas. Sua atuação era marcada pelo compromisso social inspirado no legado de São Charles de Foucauld.
No último sábado (22/07), na vésperas de sua partida, o sacerdote participou da missa de 10 anos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013 na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, onde encontrou-se com colegas sacerdotes. Em seguida, retornou à sua paróquia e presidiu duas missas em capelas, além de assistir a um matrimônio.
No dia seguinte, os paroquianos foram surpreendidos ao encontrá-lo falecido em seu quarto. O cônego partiu enquanto dedicava-se com ao seu trabalho pastoral e se preparava com alegria para a comemoração de suas três décadas de sacerdócio.
O velório ocorreu na Igreja Matriz da Sagrada Família, na Estrada do Rio Grande, 3840, na Taquara, com missas e orações a partir da noite daquele domingo. E a missa de exéquias foi realizada às 13h30 da última segunda-feira (24/07), seguida pelo sepultamento no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, às 16h30.