As boas novas sobre a Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, localizada na Rua do Ouvidor, nº 35, no Centro da capital fluminense, não param de chegar. A joia católica, que estava fechada há quatro anos, foi totalmente revitalizada e reaberta ao público no dia 10 de junho, com uma programação religiosa e cultural especial. Agora chegou a vez de outra peça fundamental voltar a integrar a belíssima edificação. Este mês ocorrerá a inauguração da nova máquina do relógio do templo (foto), que estava sem funcionar desde 1922. A máquina e os ponteiros do relógio, importados da Itália, foram encomendados e serão instalados nos próximos dias.
O comissário administrativo da Irmandade dos Mercadores e diretor da Sérgio Castro Imóveis, Claudio André Castro, disse ao jornalista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, que o relógio funcionará 24 horas, com o que há de mais moderno em um relógio de fachada de igreja, sem perder a sua identidade original ou afetar seu mostrador bicentenário.
“A cara do relógio, na fachada da igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, será a mesma, foi mantida do jeito que sempre foi. Mas, a nova máquina do relógio, que parou de funcionar há 101 anos, foi encomendada à Canonico Di Lagonegro, considerada a maior empresa de relógios de torres e igrejas da Itália. A Canonico existe desde 1879, criada por Michelangelo Canonico e, atualmente, dirigida por seu bisneto, que tem o mesmo nome, Michelangelo. A marca fabrica relógios para igrejas e edificações históricas da Itália, França, Portugal, Espanha, Rússia, Áustria, Grécia. Os ponteiros do relógio (que também estão parados há 101 anos) também virão da Itália. Foram confeccionados pela famosa empresa Ecat, de Milão. Um sistema informatizado ligará o funcionamento dos relógios ao dos sinos, com perfeita sincronia entre a movimentação dos ponteiros e o toque”, explicou Claudio André Castro ao jornalista.
A reativação do relógio da Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores está a cargo da empresa MC Santos, de propriedade do consagrado Manoel dos Sinos, sineiro oficial de diversas igrejas. A missão não poderia estar em melhores mãos, já que Manoel é um dos maiores especialistas em relógios e sinos de igreja do Brasil, tendo trabalhado à frente das mais antigas igrejas oficiais nacionais. Foi Manoel dos Sinos que colocou quem colocou em funcionamento os sinos da Nossa Senhora da Lapa, mudos há décadas, e que agora anunciam as horas para todo o Centro da cidade ouvir.
Após um árduo trabalho de pesquisa e restauro, foi entregue à população o belíssimo e importante templo. À frente do trabalho, Cláudio André Castro terá a sua missão reconhecida com o recebimento da Medalha Pedro Ernesto, que lhe será entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em cerimônia na próxima segunda-feira, dia 7 de agosto, a pedido dos vereadores Pedro Duarte (NOVO) e Rogério Amorim (PTB).
As atividades da igreja foram retomadas com a celebração de uma missa solene oficiada pelo Cardeal-Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta. A bela e comovente cerimônia contou que as presenças de autoridades cariocas e fluminenses, além de dezenas de fiéis encantados com a beleza do templo, que foi uma das primeiras construções tombadas no Rio de Janeiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Na cerimônia, Cláudio André recebeu o bastão de provedor e as vestes de comissário da Irmandade dos Mercadores.
Inaugurada em 1750, a Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores é uma joia com traços arquitetônicos nos estilos rococó e barroco. Na igreja são celebradas missas aos sábados e domingos, ao meio-dia, sempre com a participação do Coral Astorga e da soprano Juliana Sucupira que, sob o acompanhamento de um órgão de 1873 e de uma grande orquestra, que executam músicas eruditas. As cerimônias contam ainda com decoração em flores naturais, procissão de entrada e saída, fumaça de incenso e acólitos. Um dos grandes diferenciais da joia católica está na celebração especial e solene da missa, rito católico totalmente oficiado em latim, conforme o rito do Papa São Paulo VI.
O templo católico também realiza missas diárias às 8h da manhã, ficando aberto para visitação pública e turística, das 9h às 14h, todos os dias de semana, tendo ao fundo som permanente de canto gregoriano tocado no novíssimo sistema de som do templo.
No local é possível conhecer a nave elíptica – uma das únicas da cidade –, a sacristia e o átrio de Nossa Senhora da Fé, onde estão abrigadas a bala de canhão e a imagem de mármore que resultaram no chamado Milagre da Rua do Ouvidor, que teria ocorrido, em 1893, durante a revolta da armada. Na ocasião, o encouraçado Aquidabã atirou contra a cidade. O disparo derrubou a torre de sinos da Igreja, levando a imagem da santa a cair de quase 25m de altura. Milagrosamente, a estátua de Nossa Senhora da Fé, que tem quase dois metros de altura, só quebrou 2 dedinhos.
Entre as 15h e 18h, é possível ainda visitar a parte principal da igreja. Às 18h, após o badalar dos sinos, os portões da igrejinha do Arco do Teles são fechados.
Recentemente, a igreja abriu reservas de datas para casamentos, missas e batizados, que podem ser agendados na secretaria da instituição das 9h às 14h, durante toda a semana. À frente das atividades administrativas está Sylvia Assumpção, com anos de serviços à Irmandade dos Mercadores. Informações sobre as atividades do templo podem ser solicitadas pelo telefone (21) 98997-8330 (WhatsApp), e-mail secretaria@lapadosmercadores.org, via o chat do Google e perfil do Instagram, @igrejalapadosmercadores.
Agenda dos Serviços Religiosos da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores:
Segundas-Feiras – Missa em sufrágio das almas dos irmãos falecidos, membros da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores (aberta ao público) – 8h da manhã;
Terça a Sexta – Missas todos os dias às 8h da manhã, excetuando feriados;
Sábados – Missa Solene e Festiva (em latim) com Música Clássica (Coral e Orquestra), às 12h (meio-dia);
Domingos – Missa Solene e Festiva (em latim) com Música Clássica (Coral e Orquestra), às 12h (meio-dia);
Todo dia 27 de cada mês, sempre às 10h: Missa Votiva de Nossa Senhora das Graças, com queima dos pedidos coletados durante o mês em um momento de oração, no Átrio da Fé. Quando o dia 27 caie em um fim de semana, a missa votiva é transferida para a segunda-feira.
Obs: Todas as celebrações são abertas ao grande público. Membros da Irmandade dos Mercadores e seus convidados têm lugar cativo nas celebrações.
Visitação Turística
Igreja (Nave e Altares Laterais) – Diariamente das 9 às 18h, quando os portões do templo são fechados, exceto feriados e em horário de missas e celebrações;
Sacristia e Átrio de Nossa Senhora da Fé, onde está a bala de canhão que atingiu a Igreja – Diariamente das 9h às 14h, sábados das 9h às 17:00, e aos domingos das 9h às 16h, excetuando horário de missas e celebrações.
A Irmandade dos Mercadores se reserva o direito de alterar estes horários sem aviso prévio.
A Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores fica na Rua do Ouvidor, 35 – Esquina de Travessa do Comércio (Arco do Teles) – Centro do Rio de Janeiro.
Com informações do jornal O Globo.