Rio com Bia – Deputado Guilherme Schleder

Advogado de formação, fiel escudeiro de Eduardo Paes desde quando ele foi vereador no Rio de Janeiro, Guilherme Scheleder é deputado estadual e está Secretário de Esportes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Bia Willcox é jornalista e palestrante, tendo assinado colunas de entrevistas em diversos veículos, entre eles  SRZD, Jornal ODIA e Portal R7, onde entrevistou brasileiros e personalidades fora do Brasil. A partir de agora, assina a coluna RIO com BIA onde conversará com personalidades diversas, sempre com o pano de fundo da cidade do Rio de Janeiro. As entrevistas estão disponíveis em texto e podcast. 

Bia começa com o Deputado Guilherme Schleder. Advogado de formação, fiel escudeiro de Eduardo Paes desde quando ele foi vereador no Rio de Janeiro. De lá pra cá, trabalho no Rio, em Brasília, em cargos executivos e foi chefe de gabinete e chefe da Casa Civil de Paes, além de Secretário de esportes em seu governo. Foi eleito deputado estadual em 2022 e continua ao lado do Prefeito.

Bia Willcox: Claro que a pergunta que vem primeiro é óbvia: qual a profundidade da sua relação com o Rio, no campo profissional, mas também familiar, social?
Guilherme Shcleder: Carioca da Gema… nascido e criado na Cidade Maravilhosa. Cresci em Jacarepaguá e depois, na juventude, morei em Copacabana. Carioca, Flamenguista e amante do Samba. E, sem falsa modéstia, um bom tocador de tantas nas rodas de samba…
Até agora falei apenas da vida pessoal. Mas ter a oportunidade de trabalhar em benefício da população do Rio de Janeiro é gratificante demais. Ser querer ser clichê, mas posso dizer que faço parte do grupo privilegiado de pessoas que trabalham fazendo o que amam.

a6c709fb e2c5 4b11 9fc7 7a8420d14b55 Rio com Bia - Deputado Guilherme Schleder

Bia: O que eu e os nossos leitores ainda não sabemos sobre você e sua trajetória que seria bacana você compartilhar?
Guilherme : Uma pessoa do bem. Estar perto da Família e dos amigos me faz feliz. O que precisa saber de mim? Não sei se precisam. Mas profissionalmente gostaria de ser visto como alguém que trabalha de forma incansável e amo muito o nosso Rio de Janeiro.

Bia: Como é trabalhar ao lado de um cara que claramente é workaholic, mas que nos parece muito bem-humorado?
Guilherme: O humor dele contagia a equipe? Ele tem dias de mau humor, claro. Workaholic é um fato… O prefeito é um cara obstinado. E isso faz com que ele, realmente, não pare de trabalhar nunca. Mais do que bem-humorado, Eduardo Paes é muito espontâneo e a todo o momento vem uma piada com qualquer coisa. Mas é claro que existem dias de mau humor… e muitos… Apesar de ser um cara bem-humorado, a responsabilidade do trabalho é muito grande. Mas na maior parte do tempo as pessoas que trabalham com ele devem ficar mais preocupadas em ser “zoadas” do que em levar bronca.

Bia: Ao lado de Eduardo Paes sempre, qual o seu palpite ou expectativa para o futuro político de vocês?
Guilherme: Não apenas ao lado de Eduardo Paes, mas de um grupo político muito forte que inclui o deputado federal Pedro Paulo e muitos outros que vem lutando pela cidade há muitos anos. Sobre o futuro político, temos que pensar passo a passo. E o próximo passo é reeleger o prefeito Eduardo Paes para o Rio de Janeiro e continuar avançando.

Bia: Eu sigo você nas redes e vejo o valor que você dá à cultura, especificamente à sétima arte. Como você vê o investimento na cultura no Estado do RJ? Você fala sobre as dicas de filmes?
Guilherme: Sempre gostei bastante de cinema e começou como uma brincadeira. E depois vi que as pessoas, de fato, gostavam e aproveitavam as minhas dicas. Mas não sou nenhum mega entendido da sétima arte. Falo sobre o que gostei e o que não gostei. Apenas isso. E ainda aproveito as muitas dicas que as pessoas mandam.

249cd514 1033 4338 ab17 46125e95c60a Rio com Bia - Deputado Guilherme Schleder

Bia: Me fale rapidamente sobre os principais projetos e avanços durante o seu período à frente da Secretaria de Esportes.
Guilherme: Mesmo sabendo que ainda há muito a ser feito e muito trabalho pela frente, posso dizer que tenho enorme orgulho de tudo que conquistamos até aqui. Resumidamente, posso destacar alguns destes avanços. Quando assumimos, em 2021, muitas Vilas Olímpicas estavam fechadas. Rapidamente, conseguimos reabrir todas. Também investimos em reformas e melhorias não apenas nas vilas, mas também no Velódromo e no Parque Radical. Outro projeto bacana da gestão Eduardo Paes é o Time Rio. Hoje, apoiamos 60 atletas, divididos igualmente entre homens e mulheres, atletas olímpicos e paralímpicos. O projeto Rio em Forma, que também havia sido abandonado, foi retomado com força total e hoje temos centenas de núcleos com atividades físicas gratuitas espalhados por toda a cidade. O trabalho de organização das ativadas na Orla também já está rendendo muitos frutos. Conseguimos regularizar as escolinhas e conceder centenas de alvarás. Enfim… Como disse no início, ainda podemos (e vamos) avançar muito. Mas o trabalho vem sendo feito com muita seriedade e responsabilidade.

Bia: Que sonhos você tem para o Rio?
Guilherme: Podem ser utópicos… Uma cidade e um estado com menos desigualdades. E também um país, é claro. Acho que isso é o que todos buscam. Acredito que o poder público tem grande responsabilidade e uma missão diária de buscar este sonho. Como gestor público, trabalho sempre com este objetivo, dentro do que está ao meu alcance. Mas não apenas o poder público. A sociedade civil, todos nós, como cidadãos, podemos fazer a nossa parte e contribuir para um país melhor.

Bia: Já que RIO é verbo, conta pra gente uma história sua que nos faça sorrir, rir ou até mesmo gargalhar!
Guilherme: Olha só…. Assim por escrito ou por vídeo fica complicado. Mas eu sou bom de contar histórias em mesa de bar… mas vou contar uma passagem engraçada vivida com o prefeito Eduardo Paes… espero que o chefe não fique bravo… vou lembrar aqui de uma situação recente, que aconteceu durante a campanha eleitoral. Uma brincadeira que o prefeito Eduardo Paes sempre fazia em nossas andanças pela cidade. Em quase toda agenda ele fazia um concurso para ver que iria acertar a pronúncia do meu sobrenome… E aí era muito engraçado. As pessoas tentavam de tudo… e poucos acertavam. Desta brincadeira, surgiram vários memes e até usamos bastante nas minhas redes sociais. Era uma forma divertida de começar as agendas, antes de apresentar as minhas propostas de fato. E acho até que a brincadeira me ajudou a conquistar votos…

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio com Bia - Deputado Guilherme Schleder

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui