A Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro está com uma atração especial: a experiência “Caminhando na Lua”, projeto que simula um passeio pelo solo lunar. O evento terá início, neste sábado (04), a partir das 14h, e será voltado para o grande púbico. Na segunda-feira, dia 1º, ocorreu o pré-lançamento da experiência. Na ocasião, os participantes usaram capacete de astronauta para se aventurar em uma sala especial estruturada com jogos de espelhos simulando a superfície lunar.
Uma das convidadas, Flavia Laaber levou o marido, Ralf, e as filhas, Sophia e Esther, ao evento de simulação de caminhada lunar. Flávia afirmou estar ansiosa para assistir ao retorno do homem à lua. E 2024, a missão tripulada Artemis II, da Nasa, fará um sobrevoo sobre o satélite natural.
O presidente da Fundação, Renan Uccelli, destacou que as novas gerações terão a experiência de ver a volta do homem à lua com a Artemis II, 50 anos depois de o homem ter pisado em solo lunar pela primeira vez.
“A Nasa quer levar o homem de volta à lua em uma série de missões tripuladas que começará pela Artemis II. Essa emoção, que os mais antigos tiveram 50 anos atrás, será revivida pela nossa geração. E queremos, no Planetário do Rio, antecipar um pouco da experiência de ser um astronauta de verdade”, disse Uccelli.
A experiência “Caminhando na Lua” estará aberta ao público no Museu do Universo, 14 às 15h, nos fins de semana e feriados, com entrada a R$ 20,00 e meia entrada a R$ 10,00. Como a estrutura está sujeita, haverá entrega de senhas na recepção do Museu.
As informações são da rádio Tupi.