Dia lindo de sol. O passeio começa próximo ao Canal da Lineu de Paula Machado, no Jardim Botânico, com águas cristalinas e vários peixes. Em seguida, uma caminhada até a Lagoa Rodrigo de Freitas tomada por animais que há algum tempo não eram vistos naquele cartão-postal. O programa continua na Praia do Flamengo, com um mergulho em águas balneáveis. E termina em Paquetá, também com um banho em meio a tranquilidade da ilha em plena Baía de Guanabara.
Há dois anos, este roteiro na capital fluminense seria considerado uma furada, mas, desde que a Águas do Rio assumiu o saneamento nestas regiões da cidade, pode-se dizer que se trata de um programão. As melhorias nos sistemas de coleta e tratamento de esgoto e o apoio ao Projeto Manguezal da Lagoa fizeram com que a Lagoa Rodrigo de Freitas passasse a receber cada vez mais peixes, aves, capivaras e caranguejos. A fiscalização de contribuições irregulares de esgoto nas galerias de águas da chuva foi responsável pela recuperação do Canal da Lineu de Paula Machado (o mesmo processo está sendo feito no Canal da Visconde de Albuquerque, no Leblon).
A limpeza do Interceptor Oceânico (IO) foi outra ação importante realizada pela Águas do Rio. O IO é uma extensa tubulação subterrânea, com 9 km, que vai da Glória até o posto 5 de Copacabana recebendo o esgoto de vários bairros da Zona Sul. De lá foram retiradas cerca de duas mil toneladas de sujeira, o que permitiu o bom funcionamento dessa estrutura, bem como uma série de outras melhorias do esgotamento sanitário que vem contribuindo para que praias como a de Botafogo e Flamengo ficassem próprias para banho, conforme atestou o Inea (Instituto Estadual do Ambiente). Além disso, obras no sistema de saneamento de Paquetá também evitaram o despejo de esgoto em seu entorno, recuperando a balneabilidade de algumas praias da ilha.
“Desde que vencemos o leilão, nosso objetivo é contribuir para transformar o Rio de Janeiro. Geramos oito mil empregos, levamos água para 300 mil pessoas que nunca tiveram este direito básico e estamos recuperando a estrutura que recebemos, colocando tudo para funcionar em sua capacidade máxima. Em menos de dois anos já é possível notar a diferença”, explica o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.
Recentemente, reportagens mostraram que biólogos do Instituto Mar Urbano começaram a encontrar espécies marinhas raras na Baía de Guanabara – tudo registrado em fotos e vídeos.
“Mergulho na Baía de Guanabara há 40 anos. E é impressionante como já estamos vendo o impacto das melhorias no saneamento. Recentemente, fui conferir de perto a Lagoa Rodrigo de Freitas. Não imaginava que veria águas tão limpas e uma fauna marinha tão diversa. Espero ver em toda a Baía de Guanabara o mesmo resultado que já foi possível constatar na lagoa, após um trabalho sério para evitar que o esgoto chegasse em suas águas”, afirmou o diretor do instituto Mar Urbano, o biólogo e fotógrafo Ricardo Gomes.
Confira 10 razões para acreditar que está dando certo:
- Praia do Flamengo balneável
- Paquetá com águas limpas
- Lagoa Rodrigo de Freitas transparente
- Novas espécies chegando à Baía de Guanabara
- Mais de 8 mil empregos gerados
- 300 mil pessoas recebendo água tratada e encanada pela 1ª vez
- Recuperação do Píer 2
- Ocupação da Região Portuária carioca
- Redução de mais de 90% de coliformes em Botafogo
- Canal da Lineu de Paula recuperado
E pensar que o PT e a esquerda votaram contra o marco lega do saneamento básico… adoram ver o povão na merda.
Serio que isso não é matéria paga pois pelo que entendi, em 2025 já poderemos acabar com os piscinões no Rio de Janeiro e Niterói, que é privatizada a anos e …..
ALÔ CEDAE, ALÔ PREFEITURA.
Enquanto isso, as praias de Sepetiba e Guaratiba
Continua com o esgoto,afinal de contas aqui não tem turista,aqui não tem inglês pra vê?
Recuperação de ambientes como os que foram citados na matéria levam muitos anos para recuperar,
Acho que é matéria paga.
Uma matéria paga é tudo lindo e maravilhosa, está concessão só benéfica quem ganha a licitação, o povo de uma forma geral só ficou com a conta para pagar, usaram dinheiro do BNDES e ainda assim o povo continua pagando reajustes extrastosfericos na tarifa de água e esgoto o , a concessão ou privatização do setor Público é a prova da incompetência desses políticos corruptos que só vive da exploração do povo!
Muito lindo a reportagem paga, mas vamos falar da realidade?
– E a falta de água em lugares que historicamente não tinha e agora tem?
– A empresa recebeu 15bi do BNDES (dinheiro do povo) e ainda faz cobranças abusivas e não transparentes, fazendo o povo pagar muito mais (novamente).
– E as calçadas distruidas por toda a cidade, algumas delas protegidas pelo IPHAN?
– E as metas e prazos que não são divulgados para universalidade do saneamento e recuperação das lagoas?
Esse editorial pago é lindo, mas a realidade para muitos cariocas é terrível. E nada supera a realidade.
Obrigado governo Bolsonaro pelo Marco do Saneamentoe parabéns a algumas coisa boas desse governo do Rio!!!! O q a esquerda pensa é lixo nuclear.
Porém a Igua na Barra da Tijuca não está fazendo nada. alô Igua….vc só sabe cobrar.
E pensar QUE OS IMBECIS DA ESQUERDA DIZIAM QUE ISSO ERA RETROCESSO…
Esses são os políticos estúpidos (Lula, Paes, Bolsonaro e outros).
e tinha um deputado qe sempre se candidata e nunca ganha quis manter a porcaria da cedae