Hoje li a seguinte manchete: Rio de Janeiro está entre as 50 cidades mais seguras do mundo no Safe Cities Index da revista The Economist. Bem, como o índice só leva em conta 50 cidades, isso fica fácil.
Mas até que levando em conta os sequestros nos shoppings, arrastões, etc, não estamos mal, em 35º lugar. Bem a frente de São Paulo que está em 40º. Imagine como são as outras…
Mas como são levados 40 tópicos foram em consideração, distribuídos dentro de quatro grandes categorias – segurança digital, saúde, segurança na infraestrutura e segurança pessoal. Realmente o Rio estará melhor que as outras cidades do índice, mas atrás de capitais da América Latina como Lima (33º), Buenos Aires (31º), Santiago (28º).
Pior é a situação de São Paulo a frente, na América Latina, apenas da Cidade do México (45º) que passa por uma crise de segurança devido aos cartéis de droga.
Veja o índice completo na imagem abaixo (clique para ver maior). Nele é comparado além do Safe Cities Index, com outros feitos pela The Economist.
Quem souber inglês e se interessar pelo tema, aconselho a ler o texto completo no site da The Economist.
Nesta quinta o Diário do Rio debateu sobre a crise de segurança no Rio de Janeiro, assista, a partir de 19 minutos: