Diante do aumento das vendas para a celebração do Dia dos Pais, o Procon Carioca realizou uma operação fiscalizatória no Shopping Nova América, em Del Castilho, Zona Norte da cidade, nesta quinta-feira (10), para verificar possíveis irregularidades consumeristas. Foram fiscalizadas 15 lojas, sendo que seis delas foram notificadas por contrariarem o Código de Defesa do Consumidor, como: data de validade vencida, ausência de preços, publicidade enganosa, dupla e tripla precificação, além de falta de licenciamento sanitário.
Receberam notificação da autarquia: Mr. Cat, Redlley, C&A, Centauro e Riachuelo. Na loja Wollner também foram encontradas irregularidades passíveis de notificação, mas os funcionários do estabelecimento se recusaram a recebê-la. A notificação será enviada à loja pelos Correios. De acordo com o Procon RJ, as unidades comerciais terão 20 dias para apresentar esclarecimentos ao Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.
Os funcionários das lojas Enzo, Espaço Rubro Negro, Gigante da Colina, The Body Shop, Luigi Especiale, Degusto Club e Armadillo receberam orientações de adequação às normas consumeristas.
A equipe da autarquia não encontrou irregularidades nas lojas Iplace e Nike Factory.
O diretor-executivo do Procon Carioca, Igor Costa, destacou o empenho da autarquia em fazer com que os comércios cariocas respeitem o Código de Defesa do Consumidor.
“A equipe tem percorrido todos os pontos da cidade para verificar o cumprimento do que rege o Código de Defesa do Consumidor. É importante fiscalizar e informar sobre as normas consumeristas para que o cidadão tenha conhecimento acerca de seus direitos na hora de adquirir um produto ou serviço”, afirmou Costa.
Foram notificadas:
– Centauro: ausência de preço nos produtos à venda e falta de licenciamento sanitário;
– C&A: ausência de preço nos produtos à venda, produtos com dois ou três preços diferentes e publicidade enganosa – havia araras com marcação de um preço e não havia peças com o preço informado;
– Riachuelo: ausência de preço nos produtos à venda, produtos com dois ou três preços diferentes. Uso de perfumes de teste de fragrância pelos consumidores, com data de validade vencida e ou sem a devida informação;
– Redley: ausência de preço nos produtos à venda e falta de licenciamento sanitário;
– Wollner: ausência de preço nos produtos à venda e falta de licenciamento sanitário:
– Mr. Cat: ausência de preço nos produtos à venda.
Vc gostaria de encontrar baratas e ratos na loja?
Fiscalizatoria? Consumerista? Em que língua vc está falando? Em que faculdade vc estudou? Que horror!!!!
Queria entender qual a relação de uma loja trabalhar com produtos de roupa, calçados e artigos esportivos ter exigências de licenciamento sanitário?