O Estado do Rio manteve, em julho, a liderança na indústria siderúrgica no país. A produção de aço bruto chegou a 820 mil toneladas no mês, respondendo por 30,2% do volume nacional. No acumulado do ano, de janeiro a julho de 2023, o estado produziu 4,8 milhões de toneladas – 26,3 % da produção nacional. Os dados são do Instituto Aço Brasil, que representa as empresas brasileiras produtoras de aço.
- “A indústria siderúrgica é um dos principais setores do país e do nosso estado. Impulsiona significativamente o desenvolvimento econômico, tem papel relevante no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), gera divisas e investimentos, e é responsável pela criação de milhares de empregos no Rio de Janeiro. É, também, importante fornecedora de insumos para outros segmentos da indústria, como a construção civil, e o aumento crescente de sua produção é um indicador positivo do desempenho desses setores”, comenta o governador Cláudio Castro.
De acordo com o Instituto Aço Brasil, em julho de 2023, a produção brasileira de aço bruto foi de 2,7 milhões de toneladas. No acumulado do ano, de janeiro a junho, a produção brasileira de aço bruto foi de 18,6 milhões de toneladas.
- “É o terceiro mês consecutivo de liderança do Rio de Janeiro no ranking. Em maio, a produção do estado chegou a 808 mil toneladas de aço bruto. Em junho, foi de 715 mil toneladas. Um desempenho que não só demonstra o desenvolvimento econômico do setor mas também reforça o crescimento econômico do Estado do Rio“, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.