O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro e o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp), vinculado à Uerj, lançaram o curso de pós-graduação ”Política & Sociedade”, com ênfase na história da capital fluminense.
O curso é inteiramente gratuito para os alunos aprovados em processo seletivo próprio. A Prefeitura do Rio será responsável pelos custos de toda a pós-graduação.
”É um curso pioneiro em que a Prefeitura garante aos alunos uma formação de excelência em sociologia e política para estudar a nossa cidade. O aluno não precisará gastar nada para ter aulas com professores de uma das instituições mais prestigiosas da América Latina, o Iesp/Uerj, e com doutores do Arquivo Geral da Cidade. O curso oferece instrumentos teóricos e informações para pensar criticamente os processos, atores e discursos que identificam o Rio, o Brasil e o mundo contemporâneo”, afirma o secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere.
São 30 vagas para a pós-graduação. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o próximo dia 15/09. Os candidatos passarão por um processo de seleção. O início das aulas para os alunos aprovados está previsto para novembro. Ao todo, a especialização tem carga horária de 375 horas.
Com aulas de História, Sociologia, Ciência Política, Economia e Relações Internacionais, o curso se destina a todos os interessados em conhecer os aspectos históricos, políticos e sociais cariocas, estando organizado em 14 disciplinas, em 3 módulos:
- Democracia e estado
- Esfera pública e sociedade civil
- Desigualdades e trabalho
”O Rio de Janeiro exerce fascínio no Brasil e em todo o mundo por sua beleza e personalidade. Conhecer melhor sua história, seu pensamento político e social à luz de teorias democráticas contemporâneas é um desafio há muito acalentado pelo Arquivo Geral da Cidade. Agora colocamos em prática. Em parceria com os professores do Iesp/Uerj, nossos historiadores vão oferecer gratuitamente 30 vagas para um curso de especialização, ao longo de um ano, com monografia orientada. Nosso acervo, bibliotecas e a atmosfera acadêmica das duas instituições vão fascinar os novos estudantes. O objetivo do programa é estimular o conhecimento e o debate dos apaixonados pelo Rio”, afirma Rosa Maria Araújo, presidente do Arquivo Geral da Cidade. Vale ressaltar que todas as informações sobre o curso estão disponíveis no edital.