A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta quinta-feira (31/8), mais dois Ginásios Experimentais Tecnológicos (GET): Mata Machado, no Alto da Boa Vista; e Pedro Ernesto, na Lagoa, nas zonas Norte e Sul da cidade, respectivamente. Ao todo, 414 alunos serão beneficiados pelas novas escolas, que atendem estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Segundo o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, o GET é considerado o novo Ciep, que promove o pensamento crítico, a sensibilidade humana e a criatividade das crianças. “O ginásio experimental tecnológico é um sonho coletivo que vem sendo realizado aqui na cidade do Rio porque é a escola do futuro, mais alinhada com a sociedade e com o mercado de trabalho”, destacou o secretário.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os GETs são um novo modelo de escola com polos de inovação, pautado pela abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e alinhado com as tendências mundiais da educação.
“Os games, filmes de animação e tudo o que a gente consome hoje nesse mundo digital são feitos usando muito a matemática, não tem jeito. Então, todas as escolas da Prefeitura, a partir de agora, vão ter mais matemática, uma disciplina que é a base dos GETs”, afirmou o prefeito Eduardo Paes, durante a inauguração do GET Mata Machado.
O novo modelo de escola traz inovação e convida os estudantes a pensarem em propostas inovadoras e soluções criativas, combinando a abordagem STEAM com a grade curricular normal, que será seguida regularmente. “É uma educação voltada para a parte mais “mão na massa”, com ensino mais forte para a matemática e tecnologia. A partir disso, conseguimos fazer com que os nossos alunos possam pensar fora da caixa e possam ser criativos para seguir inovando”, explicou Ferreirinha.
A Secretaria Municipal de Educação prevê a inauguração de mais de 70 ginásios até o final deste ano. A pasta informou, ainda, que até o final da atual gestão municipal, serão 200 GETs no Rio.