A partir desta sexta-feira (01/09), prestadores de serviços para pessoas jurídicas precisam utilizar o sistema no padrão nacional e não mais os municipais. No entanto, o primeiro dia tem dado dor de cabeça: muitos microempreendedores individuais reclamam que não estão conseguindo emitir suas notas fiscais no portal do Simples Nacional.
Ao entrar na aba de emissão de nota do site do Simples Nacional, aparece uma mensagem de erro. Após muitas tentativas, o site abre, mas no decorrer do processo o comunicado de erro volta a aparecer.
A DIÁRIO DO RIO entrou em contato com a Receita Federal, que respondeu com a seguinte nota: “Em relação à instabilidade no sistema de emissão da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) de padrão nacional, comunicamos que os esforços para normalizar a situação estão sendo empregados pelo prestador de serviço de hospedagem do sistema. A instabilidade, que vem ocorrendo desde o início desta sexta-feira, se deve ao aumento no volume de emissão da NFS-e pelos microempreendedores individuais (MEI), visto que se iniciou hoje a obrigatoriedade de emissão do documento pelo MEI. A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil segue monitorando a situação, para a efetiva solução do problema”.
Nas redes sociais, usuários também reclamam sobre o sistema: