Neste domingo (03/09), das 7h às 18h, a Avenida Niemeyer, na Zona Sul do Rio de Janeiro, será totalmente interditada entre as avenidas Prefeito Mendes de Morais e Visconde de Albuquerque, para obras da Fundação Geo-Rio, vinculada à Prefeitura.
Os veículos provenientes da Barra da Tijuca com destino à Gávea e ao Leblon deverão utilizar a Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell e o Túnel Zuzu Angel.
O acesso dos hóspedes de hotéis da região será apenas pelo Leblon, assim como os acessos e saídas dos moradores do Vidigal e da Chácara do Ceú, utilizando as seguintes vias:
- Autoestrada Engeheiro Fernando Mac Dowell;
- Túnel Zuzu Angel;
- Túnel Acústico Rafael Mascarenhas;
- Avenida Visconde de Albuquerque.
A entrada e a saída de transportes públicos (vans e micro-ônibus) no trecho interditado da Avenida Niemeyer serão feitos no bloqueio junto às avenidas Delfim Moreira e Visconde de Albuquerque pelo lado do Leblon, onde haverá uma limitação de circulação até o acesso ao bairro Vidigal, tendo três opções de retorno:
- 1º: em frente ao Hotel Sheraton;
- 2º: em frente ao acesso do Vidigal;
- 3º: em frente à Rua Dom Eugênio Sales, somente vans, pois não há espaço para manobras dos demais modais.
A operação de trânsito contará com a participação de agentes da CET-Rio, guardas municipais e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, orientar os motoristas e efetuar os bloqueios durante a intervenção.
Os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores. Serão utilizados dois painéis de mensagens variáveis para orientar e alertar os motoristas sobre as interdições.
O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento pelas câmeras da Prefeitura, verificando possíveis impactos na circulação viária. Se necessário, técnicos da CET-Rio vão implantar os ajustes necessários.