O instituto Prefab Future segue a série de pesquisas por todo o estado do Rio, agora em Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio. Segundo a sondagem de 1.103 entrevistas, 3% de margem de erro e intervalo de confiança de 95%, realizada em 29 e 30 de agosto, o atual prefeito da cidade, Wladimir Garotinho, tem 77% de aprovação. A gestão do governador Claudio Castro tem 48,5% de aprovação.
“É a maior aprovação de um prefeito no estado do Rio já medido pelo Prefab Future até agora, desde que iniciamos a série em janeiro deste ano”, avalia o diretor de pesquisas quantitativas do instituto, Henrique Serra. “O prefeito Wladimir cresceu em regiões e em faixas nos quais a Família Garotinho, historicamente, tinha dificuldade, especialmente a região central”, finalizou.
Prefab Future também mediu a intenção de votos à prefeitura de Campos em 2024. Confira:
- MODELO ESTIMULADO
- Wladimir Garotinho – 66,8%
- Caio Vianna – 8,6%
- Marquinhos Bacellar – 1,6%
- Thiago Rangel – 0,8%
- CVC Direita Campos – 0,7%
- Professor Jefferson do IFF – 0,2%
- Branco ou nulo – 10%
- Não sabe ou indeciso – 10,3%
- Não respondeu – 1%
“Os números de intenção de votos em Campos, nesse momento, indicam uma eleição sem sobressaltos para o atual prefeito. O resultado do modelo espontâneo, que retrata o que vai na cabeça do eleitor, mostra Wladimir Garotinho com 48,8% de intenção, ou seja, quase a metade da cidade pensa em votar nele sem nenhum tipo de estímulo”, avalia Serra.
- O instituto também mediu a rejeição dos pré-candidatos em Campos. E os números são esses abaixo.
- Caio Vianna – 19,2%
- Thiago Rangel – 9%
- Marquinhos Bacellar – 8,4%
- Wladimir Garotinho – 6,3%
- Professor Jefferson do IFF – 2,5%
- CVC Direita Campos – 1,3%
- Não rejeito ninguém – 16,4%
- Não sabe ou indeciso – 34%
- Não respondeu – 2,9%
O instituto Prefab Future, o único instituto que acertou nas últimas duas eleições ao governo do estado, com Wilson Witzel em 2018, e Claudio Castro, em 2022, indica que os maiores problemas de Campos são Transporte, Saúde e Segurança.