Como era o esperado o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) oficializou a indicação do deputado federal Tarcísio Motta como candidato do partido à Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro em 2024. A oficialização ocorreu durante convenção ocorrida no início da noite desta terça-feira, 5/9. Essa será a primeira vez que Professor Tarcísio será candidato a prefeito do Rio, ele já foi candidato a governador do estado por duas vezes (2014 e 2018) e vereador em 2016 e 2020, quando foi o vereador mais votado da cidade, em 2022 se elegeu deputado federal pela primeira vez. Ele é professor licenciado do Colégio Pedro II.
Ao longo do mês de agosto, o partido realizou uma consulta pública a sua base de filiados. Foram organizadas 10 plenárias, abrangendo todas as regiões da cidade, onde os votos dos filiados nas diferentes teses políticas que foram apresentadas resultaram na indicação de delegados para a convenção eleitoral desta terça, na sede do Sinpro-RJ (Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro). Ao final do processo, Tarcísio foi escolhido por 64,4% dos votos.
Após o anúncio do seu nome, Tarcísio convidou os deputados Renata Souza e Glauber Braga (os dois outros nomes que disputaram a convenção eleitoral) para a coordenação política de sua campanha. De acordo com Juan Leal, presidente municipal, a disputa interna fortaleceu a unidade das diferentes correntes do PSOL em torno do programa do partido. “O partido saiu mais unido do que nunca. Agora nossa tarefa será convidar outros partidos de esquerda a construir uma frente que expresse a vontade do povo de mudar o Rio.”
Além da indicação do Tarcísio para o pleito municipal do ano que vem, a convecção aprovou a política para as alianças eleitorais e definiu o método de atualização do programa que será defendido pelo partido. O partido irá priorizar a construção de uma frente popular com movimentos sociais e se esforçará para articular uma aliança programática com PT, PCdoB, PSB, PDT, PV, Rede, PCB e UP.
2º Colocado
De acordo com a pesquisa Prefab Future publicada em 23/8, Professor Tarcísio aparece em 2º lugar nos 2 cenários propostos pelo Instituto, atrás do pré-candidato a reeleição Eduardo Paes (PSD), em um deles chegando a 10%.
- Eduardo Paes – 34,8%
- Tarcisio Mott – 10,1%
- Otoni de Paula – 6,1%
- Pedro Duarte – 3,1%
- Carlos Portinho – 1,1%
- Não sabe ou indeciso somam 15,8%
- Branco ou nulo, 26,5%
- Não respondeu: 2,5%.
Na segunda cartela, com mais candidatos, Tarcísio chega a quase 9%:
- Eduardo Paes: 32,2%
- Tarcisio Motta: 8,9%
- Otoni de Paula: 5,2%
- Rodrigo Amorim: 2,4%
- Pedro Duarte: 2,2%
- Indio da Costa: 1,3%
- Portinho: 0,8%
- Não sabe ou indeciso: 20,5%
- Branco ou nulo: 24%
- Não respondeu: 2,5%
se pensar mais nos problemas e menos no partido poderá ser um bom candidato.. e sem fazer o L tb
Esse cara não se cansa de perder eleições para Prefeito e Governador né?
Tarcísio destoa do PSOL. Tem um espírito de carioca nele. Bom nome para prefeito, mas acho que vem aí uma enxurrada de militares ou políticos indicados por esses pra as prefeituras.