A Subprefeitura de Jacarepaguá, em parceria com a Secretaria de Ordem Pública (SEOP), realizou uma operação de grande porte visando ao ordenamento urbano no coração da Taquara. Essa ação foi conduzida ao longo de dois dias, quarta-feira (13/09) e quinta-feira (14/09), e contou com a presença de numerosos agentes com o propósito de reprimir o comércio ambulante irregular.
Em meio a operação, diversos itens foram confiscados, incluindo mais de mil bebidas, sendo a maioria delas em garrafas de vidro, o que contraria a legislação vigente. E além disso, cerca de 70 produtos eletrônicos, dois freezers, uma geladeira, três caixas de isopor, um banheiro químico e uma churrasqueira foram apreendidos. Os agentes também recolheram uma considerável quantidade de alimentos com prazo de validade expirado e sem origem comprovada.
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) desempenhou um papel fundamental ao remover mais de dois mil quilos de resíduos sólidos das áreas públicas. A Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF) emitiu uma multa a um estabelecimento devido ao estacionamento irregular.
A Subprefeita de Jacarepaguá, Marli Peçanha, explicou que essa operação atendeu a uma solicitação da comunidade. Ela afirmou: “Estamos trabalhando para que o cidadão tenha o acesso às calçadas devolvido. Também limpamos o terminal rodoviário, no qual o comércio irregular tinha ocupado quase todo o espaço para a venda de produtos alimentícios. É inadmissível que as pessoas não tenham o espaço para caminhar. Não somos contra quem precisa trabalhar, mas a desordem precisa acabar.”
E nesta sexta-feira (15/09), a operação continuará nas ruas do bairro.