Uma notícia excelente para os moradores do Rio de Janeiro e de Niterói foi anunciada pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) na última sexta-feira (22/09): pela primeira vez, todas as praias da região estão em condições adequadas para o banho. Essa conquista, destacada no mais recente boletim de balneabilidade do instituto, pode ser atribuída às recentes melhorias em saneamento no Estado e à ausência de chuvas nos últimos dias.
O feito histórico para o Estado do Rio de Janeiro reflete o progresso em busca de uma melhor qualidade de vida para a população fluminense. “Temos avançado de forma promissora na temática do saneamento ambiental e o último boletim do Inea é um reflexo deste trabalho” celebrou o Vice-Governador e Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
De acordo com os critérios estabelecidos para a análise de balneabilidade do instituto, uma praia deve apresentar no máximo 1.000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes a cada 100 ml em pelo menos 4 das cinco últimas coletas para ser considerada própria para banho. Graças às políticas atuais do Estado, a Praia de Botafogo viu sua contagem de coliformes termotolerantes diminuir de cerca de 16.000 para 790 NMP a cada 100 ml em um dos pontos monitorados em 2022.
O INEA realiza o monitoramento da balneabilidade em 291 pontos em todo o Estado do Rio de Janeiro, com coletas realizadas duas vezes por semana na Região Metropolitana. E após a análise dos dados no laboratório, as informações são disponibilizadas ao público por meio dos boletins de balneabilidade no portal do Inea.
Isso inclui Ramos e Ilha do Governador?
A população fluminense está sendo ludibriada por uma propaganda anti Rio de Janeiro que já vem pelo menos há uns 50 anos.
E por que esse tempo?
Há uns 50 anos o Rio de Janeiro virou o maior produtor de petróleo do Bostil. De lá pra cá esse mesmo Bostil vem tirando os bilhões dos lucros do petróleo do Rio. A maioria desse dinheiro vai para Brasília, deixando aqui no Rio uma mixaria.
Com o tempo o Rio também virou o maior produtor de gás do Bosti, e adivinhem, seguiu o mesmo projeto dos lucros do petróleo. Tiram também bilhões dos lucros do gás nos deixando com uma mixaria.
Adivinhem para onde vão a maioria dos lucros do petróleo e gás Fluminense quando chega em Brasília?
A bancada política Paulista leva para São Paulo a maioria desses bilhões, e as bancadas politicas sulistas (os Estados do Sul) e a bancada política mineira arrecadam uma boa parte considerável desses bilhões.
Na questão da violência, já foi confirmado que mais de 90% das armas e drogas que alimentam as organizações criminosas, e consequentemente a violência no estado do Rio, vem das fronteiras com os Estados de São Paulo e Minas Gerais. Não vejo NENHUM empenho ou vontade desses estados fronteiriços em interceptar essas armas e drogas, deixando-me a entender que esses estados são incompetentes em agir contra a criminalidade em seus territórios, ou pior, esses estados fronteiriços estão cooperando com a entrada de armas e drogas no Rio com a intenção de um projeto pra lá de tenebroso que seria a desestabilização proposital do estado do Rio, ambicionando é claro, se apoderar definitivamente da produção e dos lucros bilionários do petróleo e gás do Rio de Janeiro.
Me assusta a mídia Fluminense não informar a população do nosso estado que somos os maiores produtores de petróleo e gás do Bostil e que somos saqueados e sabotados o ano todo.
Eu particularmente sou a favor da independência do estado do Rio de Janeiro como um país independente.
Se nós somos o “patinho feio” do país, e ao mesmo tempo somos saqueados e sabotados pelo mesmo Bostil, por que devemos continuar sendo parte desse país?
Marco do Saneamento: obrigado, Bolsonaro.
Lembrando que a bancada da b0sta está lutando pelo fim do Marco do Saneamento no Congresso Federal. Se isso acontecer será um verdadeiro atraso civilizacional, será a volta do domínio de estatais incompetentes e cabideiro de apadrinhados políticos no setor de saneamento.