Quem trafega pelas ruas do Rio de Janeiro sabe como as regras de trânsito são desrespeitadas, especialmente por motociclistas. Imprudência e falta de habilidade com o veículo têm gerado um elevado número de acidentes envolvendo motos nas vias da cidade.
Para tentar reduzir número de acidentes, a Prefeitura do Rio pretende implantar uma medida adotada na capital São Paulo: as faixas exclusivas para motos. O presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis, se reunirá com técnicos da prefeitura paulistana para avaliar o projeto. As vias priorizadas serão Linha Amarela, Avenida Ayrton Senna, e a Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell (Lagoa-Barra), que também podem ter a velocidade de trânsito reduzida para os motociclistas.
Com base nas estatísticas do Corpo de Bombeiros, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) compilou os dados e chegou a resultados alarmantes. Em 2022, a capital fluminense registrou 23.971 acidentes com atendimentos médicos, sendo que 15.002 deles envolveram motociclistas. Por dia são registrados 41 intercorrências, como quedas, batidas e atropelamentos.
A experiência paulistana, que foi implantada no início de 2022, tem se mostrado bem-sucedida. Nos pontos em que as faixas exclusivas para motos foram criadas não ocorreram acidentes fatais envolvendo motociclistas, segundo a CET-SP. Avenida 23 de Maio, Estrada dos Bandeirantes, acesso ao Aeroporto de Congonhas, Marginal Pinheiros e as rodovias Anchieta e Imigrantes são pontos onde foram implantadas as faixas exclusivas.
As informações e a imagem são da Veja Rio.
Se essas faixas forem de uso obrigatório por parte dos motociclistas, acho que vai diminuir muito o número de acidentes. O que não pode é ser de uso facultativo. Agora, o problema nas vias comuns permanece. Estou cansado de virar uma esquina à direita e aparecer moto ultrapassando pela direita.
Tudo que é bom sempre ocorre na zona sul. Vamos nos lembrar disso nas eleições.
Deveriam instalar a faixa exclusiva tbm na Av. Das Américas. O que não falta é espaço. Do Jardim Oceânico até a o túnel!
Sou motorista de carro e também de motocicletas, e o que tenho a dizer é que todos abusam! Muitos “motoqueiros” são imprudentes na pilotagem mas também os motoristas de outros veículo não respeitam nem a si próprios.
“Dar a seta para indicar a intensão” do que será feito é uma raridade! Mudar de faixa ou convergir para ruas é OBRIGATÓRIO A UTILIZAÇÃO DA SETA! Já vi diversos acidentes acontecerem pelo não uso! E como eles mesmos não se respeitam, quando um carro da a seta para mudar de faixa, o outro acelera para não dar a vez!
Todos são MAL EDUCADOS! E os órgãos não fazem campanha de educação no trânsito!
PLACAS AJUDAM!
A Minha opinião não é só direcionada aos motoqueiros, mas aos motoristas também, quero dizer que a falta de educação com relação ao trânsito faz parte, infelizmente, da maioria dos condutores da nossa cidade.
Grande parte dos motoqueiros não respeitam as leis de trânsito e em muitos casos, são muito imprudentes… Não estou generalizando, mas é só observar em quase qualquer cruzamento na cidade do Rio de Janeiro.
Falta educação e a cultura de respeitar leis de trânsito e normas de segurança.
E preciso colocar nas ruas da Tijuca urgente. Eles criaram as próprias leis de trânsito. Não respeitam sinalização, pedestre e nem a direção da via. E não existe punição? Gostaria de saber eles não são multados?
Avaliação dos motociclistas preconceituosa e de forma genérica. Muitos acidentes são causados por motoristas imprudentes, principalmente usando celular. Não critique desta forma e depois peça seu delivery pelo app ou encomenda. E sim, a medida vai ajudar bastante, morei em São Paulo.
Não que isso seja a solução adequada!
Essas faixas serão postas aonde? Vão diminuir o espaço dos carros?
Temos um exemplo da zona sul que já não existe espaço. A avenida das Américas também não há espaço para a implantação, isso será um desafio e tanto para a prefeitura.
Na minha opinião deveria haver investimento na educação do trânsito e penalidade mais severas aos infratores.
Vejo muita gente reclamar de motociclistas e ciclistas, mas não vejo ninguém colocar a mão na consciência e ligar a seta no dia a dia. Quantas vezes já tive que fazer manobras inaceitáveis e enfiar a mão na buzina para motoristas q ignoram a existência da seta.
Poderiam aproveitar os corredores de BRT como faixa para motos também reduziria consideravelmente os acidentes pois evitariam que as motos circularem nos chamados corredores e não atrapalhariam a circulação dos ônibus!!
Tem acidente porque motociclista se acha no direito de fazer o que quiser no trânsito,passa na calçada passa onde não dá e muitas vezes os outros também contribuem mas na sua maioria é culpa dos próprios,já fui entregador de bicicleta e hoje vejo muita gente protegendo ciclista mas muitas vezes os ciclistas também erram,mas a mídia passa pano e por isso que tá do jeito que está.todos são culpados nesse trânsito caótico as obras na avenida Brasil que contribui e muito para os acidentes ele não fala em terminar ou ter trabalho a noite.
Essa medida precisa ser tomada imediatamente, quase todos os motoqueiros não respeitam sinal ou espaço algum. Virou um inferno o trânsito do Rio de Janeiro. Muitos acidentes serão evitados e o trânsito vai fluir muito..muito melhor.