Com mais de 40 acidentes por dia, Rio pode ter faixas exclusivas paras motociclistas

A medida é baseada na experiência da capital paulista, que adotou as faixas exclusivas no início de 2022. Desde então, não houve mais mortes nas vias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Faixas exclusivas para motos em vias de São Paulo / Reprodução Internet

Quem trafega pelas ruas do Rio de Janeiro sabe como as regras de trânsito são desrespeitadas, especialmente por motociclistas. Imprudência e falta de habilidade com o veículo têm gerado um elevado número de acidentes envolvendo motos nas vias da cidade.

Para tentar reduzir número de acidentes, a Prefeitura do Rio pretende implantar uma medida adotada na capital São Paulo: as faixas exclusivas para motos. O presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis, se reunirá com técnicos da prefeitura paulistana para avaliar o projeto. As vias priorizadas serão Linha Amarela, Avenida Ayrton Senna, e a Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell (Lagoa-Barra), que também podem ter a velocidade de trânsito reduzida para os motociclistas.

Com base nas estatísticas do Corpo de Bombeiros, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) compilou os dados e chegou a resultados alarmantes. Em 2022, a capital fluminense registrou 23.971 acidentes com atendimentos médicos, sendo que 15.002 deles envolveram motociclistas. Por dia são registrados 41 intercorrências, como quedas, batidas e atropelamentos.

A experiência paulistana, que foi implantada no início de 2022, tem se mostrado bem-sucedida. Nos pontos em que as faixas exclusivas para motos foram criadas não ocorreram acidentes fatais envolvendo motociclistas, segundo a CET-SP. Avenida 23 de Maio, Estrada dos Bandeirantes, acesso ao Aeroporto de Congonhas, Marginal Pinheiros e as rodovias Anchieta e Imigrantes são pontos onde foram implantadas as faixas exclusivas.

As informações e a imagem são da Veja Rio.  

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Com mais de 40 acidentes por dia, Rio pode ter faixas exclusivas paras motociclistas

13 COMENTÁRIOS

  1. Se essas faixas forem de uso obrigatório por parte dos motociclistas, acho que vai diminuir muito o número de acidentes. O que não pode é ser de uso facultativo. Agora, o problema nas vias comuns permanece. Estou cansado de virar uma esquina à direita e aparecer moto ultrapassando pela direita.

  2. Sou motorista de carro e também de motocicletas, e o que tenho a dizer é que todos abusam! Muitos “motoqueiros” são imprudentes na pilotagem mas também os motoristas de outros veículo não respeitam nem a si próprios.
    “Dar a seta para indicar a intensão” do que será feito é uma raridade! Mudar de faixa ou convergir para ruas é OBRIGATÓRIO A UTILIZAÇÃO DA SETA! Já vi diversos acidentes acontecerem pelo não uso! E como eles mesmos não se respeitam, quando um carro da a seta para mudar de faixa, o outro acelera para não dar a vez!
    Todos são MAL EDUCADOS! E os órgãos não fazem campanha de educação no trânsito!
    PLACAS AJUDAM!

  3. A Minha opinião não é só direcionada aos motoqueiros, mas aos motoristas também, quero dizer que a falta de educação com relação ao trânsito faz parte, infelizmente, da maioria dos condutores da nossa cidade.

  4. Grande parte dos motoqueiros não respeitam as leis de trânsito e em muitos casos, são muito imprudentes… Não estou generalizando, mas é só observar em quase qualquer cruzamento na cidade do Rio de Janeiro.
    Falta educação e a cultura de respeitar leis de trânsito e normas de segurança.

  5. E preciso colocar nas ruas da Tijuca urgente. Eles criaram as próprias leis de trânsito. Não respeitam sinalização, pedestre e nem a direção da via. E não existe punição? Gostaria de saber eles não são multados?

  6. Avaliação dos motociclistas preconceituosa e de forma genérica. Muitos acidentes são causados por motoristas imprudentes, principalmente usando celular. Não critique desta forma e depois peça seu delivery pelo app ou encomenda. E sim, a medida vai ajudar bastante, morei em São Paulo.

  7. Não que isso seja a solução adequada!
    Essas faixas serão postas aonde? Vão diminuir o espaço dos carros?
    Temos um exemplo da zona sul que já não existe espaço. A avenida das Américas também não há espaço para a implantação, isso será um desafio e tanto para a prefeitura.
    Na minha opinião deveria haver investimento na educação do trânsito e penalidade mais severas aos infratores.

  8. Vejo muita gente reclamar de motociclistas e ciclistas, mas não vejo ninguém colocar a mão na consciência e ligar a seta no dia a dia. Quantas vezes já tive que fazer manobras inaceitáveis e enfiar a mão na buzina para motoristas q ignoram a existência da seta.

  9. Poderiam aproveitar os corredores de BRT como faixa para motos também reduziria consideravelmente os acidentes pois evitariam que as motos circularem nos chamados corredores e não atrapalhariam a circulação dos ônibus!!

  10. Tem acidente porque motociclista se acha no direito de fazer o que quiser no trânsito,passa na calçada passa onde não dá e muitas vezes os outros também contribuem mas na sua maioria é culpa dos próprios,já fui entregador de bicicleta e hoje vejo muita gente protegendo ciclista mas muitas vezes os ciclistas também erram,mas a mídia passa pano e por isso que tá do jeito que está.todos são culpados nesse trânsito caótico as obras na avenida Brasil que contribui e muito para os acidentes ele não fala em terminar ou ter trabalho a noite.

  11. Essa medida precisa ser tomada imediatamente, quase todos os motoqueiros não respeitam sinal ou espaço algum. Virou um inferno o trânsito do Rio de Janeiro. Muitos acidentes serão evitados e o trânsito vai fluir muito..muito melhor.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui