O Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Saúde, acertou a compra de um helicóptero modelo H130, que será utilizado para serviços médicos emergenciais e comuns em todo o estado.
O veículo automotor será fabricado pela Helibras, empresa responsável pela produção de helicópteros para uso civil e militar no país.
Adaptado para missões médicas no espaço aéreo brasileiro, o helicóptero permitirá rapidez e eficiência em casos de emergência; transporte de insumos, órgãos e tecidos humanos; e no transporte inter-hospitalar neonatal.
O helicóptero contará com diversos equipamentos médicos avançados, como desfibrilador/cardioversor, ventilador pulmonar, bombas de infusão, sistema de oxigênio, maca, entre outros.
Vale ressaltar que o H130 complementará a frota da Superintendência de Operações Aéreas (SOAer), que já conta com o modelo biturbina AS355NP Esquilo.
”O H130 é um helicóptero excelente para missões aeromédicas e de resgate, devido ao amplo espaço da cabine, sistema de controle ativo de vibração, baixo nível de ruído, entre outros equipamentos que garantem a segurança da tripulação e o conforto dos pacientes. Temos muito orgulho por contribuir com a SOAer no cumprimento desta nobre missão”, diz Alberto Duek, presidente da Helibras.