O Grupo Pela Vidda RJ (GPV-RJ) está com inscrições abertas para um curso de Cidadania e Direitos Humanos, que reúne 20 oficinas voltadas para os temas e para a consolidação dos mecanismos de proteção e combate às ações violentas contra a comunidade LGBTQIA+ fluminense. A iniciativa é uma realização do Centro de Proteção à População LGBT+ e Combate à Violência (Transvida 3), financiado pelo Ministério da Cidadania e Direitos Humanos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Pela Vidda.
Podem participar das oficinas: pessoas LGBTQIA+, lideranças de ONGs e movimentos relacionados à temática e profissionais da saúde e de segurança pública. Em cada turma serão permitidos apenas 20 participantes. O curso está dividido em quatro módulos.
No Módulo I, que já foi ministrado, houve debates sobre a violência contra a população LGBT e casos reais de agressões, além da revolta de StoneWall e suas implicações.
O Módulo II, que terá início em 5 de outubro, será abordada a LGBTfobia nas escolas e as práticas de combate ao bullying e a discriminação contra crianças e adolescentes trans. Também serão apresentadas as políticas implementadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), em 2023, e as resoluções do Ministério da Educação (MEC) quanto aos direitos LGBT nas unidades de escolares.
No dia 26, terá início o Módulo III, que terá como foco a discriminação contra a comunidade na área da Saúde. Na oficina, os participantes terão acesso a informações sobre os direitos da população LGBT no Sistema Único de Saúde (SUS), reprodução assistida, processo transexualizador, direitos das pessoas vivendo com HIV e mandala da prevenção combinada.
No Módulo IV, o último, previsto para ter início em 30 de novembro, serão apresentadas ações preventivas de combate à violência contra a comunidade. Entre elas estão diálogos com mulheres trans e travestis profissionais do sexo sobre trabalho, segurança e saúde; inclusão dessa população nas políticas públicas de assistência social e direitos humanos; apresentação de resultados parciais de uma pesquisa sobre LGBTfobia no Rio de Janeiro; além da exibição do documentário “Quem Matou Cris Negão”. Ao término do módulo serão entregues os certificados aos participantes e também serão apresentados um balanço do curso.
Mais informações pelo telefone: 2518-1997.
O Pela Vidda RJ fica na Avenida Rio Branco, nº 135, Sala 709, no Centro da capital fluminense.
Informações e imagem: Sopa Carioca.