Aportará no Rio de Janeiro, no dia 20 de outubro, o veleiro militar “Amerigo Vespucci”. A embarcação, que é um navio histórico da Marinha italiana, deve permanecer na cidade até o dia 24, quando partirá em viagem pelo mundo para divulgar a rica cultura da Itália.
O “Amerigo Vespucci”, que funciona como uma “embaixada flutuante”, ficará aberto à visitação pública durante a sua estada na capital fluminense, possibilitando a cariocas, fluminenses e turistas conhecerem a sua história e instalações. O veleiro é considerado um dos mais bonitos do mundo.
A embarcação saiu do porto de Gênova, em 1º de julho, para realizar a sua volta ao mundo, que deve ser finalizada em fevereiro de 2025. O veleiro conta com uma tripulação composta de 264 militares: 15 oficiais, 30 suboficiais, 34 sargentos e 185 cabos e marinheiros
Na itália, o veleiro fica fundeado no porto La Spezia. A equipe da embarcação realiza, anualmente, atividades de formação de alunos da Academia Naval e do Colégio Naval italiano. Os militares tem acesso à técnicas de sobrevivência no mar, operação do motor e equipamentos auxiliares, conhecimentos de navegação em longo curso com propulsão à vela, orientação astronômica, entre outras disciplinas que compõem a formação da Marinha.
Ao findar a visita carioca, o “Amerigo Vespucci” segue para a cidade de Recife, em Pernambuco, onde permanece de 4 a 8 de outubro.
Construído em 1930, o navio é a embarcação mais antiga em serviço na Marinha da Itália. O “Amerigo Vespucci” atua, desde 6 de junho de 1931, como navio-escola. Seu lema é “Não quem começa, mas quem persevera”.
Informações: Diário do Porto