Mais um ano do Trem do Corcovado. Já são quase 140. Nesta segunda-feira, 09/10, o tradicionalíssimo veículo carioca comemora 139 aniversários. Um evento, que começará às 9h da próxima segunda, terá missa e música.
A Estrada de Ferro do Corcovado foi a primeira ferrovia eletrificada do Brasil. Inaugurada em outubro de 1884 por D. Pedro II, é mais antiga do que o próprio monumento do Cristo Redentor. Foi o trem, durante quatro anos consecutivos, que transportou as peças do monumento.
Antes da famosa estátua do Cristo Redentor havia no alto do Corcovado um mirante conhecido como Chapéu do Sol. Contamos essa história aqui no DIÁRIO DO RIO em outro texto.
O Cristo Redentor foi aberto a visitação em 1931. Inicialmente, o sistema do Trem do Corcovado utilizava tração a vapor. Um sistema de tração elétrico foi instalado em 1910.
“Foi um grande avanço da engenharia o trem a vapor percorrer 3.824 metros de linha férrea, em terreno totalmente íngreme“, explica o pesquisador Márcio Costa.
Em 1980 a linha foi modernizada com a compra de trens da empresa SLM, sediada na cidade de Winterthur, Suíça.
O Trem do Corcovado recebeu vários passageiros ilustres, como Dom Pedro II, Princesa Isabel, Papa Pio XII, Papa João Paulo II, Alberto Santos Dumont, Epitácio Pessoa, Getúlio Vargas, Albert Einstein, Princesa Diana de Gales, entre tantos outros.
Você, querido leitor, já fez o passeio do Trem do Corcovado? Para muita gente é um verdadeiro prazer dar esse rolé carioca.