No feriado do Dia da Criança, prepare-se para muita diversão e palhaçada no Museu do Pontal, que comemora dois anos de sua nova sede na Barra da Tijuca. De quinta-feira (12/10) a domingo (15/10), o local oferecerá uma programação especial com seis espetáculos circenses voltados para toda a família, todos com entrada gratuita.
A programação conta com a curadoria do versátil artista Ricardo Gadelha. E o diretor executivo do Museu do Pontal, Lucas Van de Beuque, destacou o sucesso do segundo ano na Barra da Tijuca: “Neste segundo ano do Museu na Barra recebemos 100 mil pessoas. Quase 20 mil participaram das 212 oficinas e espetáculos que movimentam os finais de semana, fazendo do Museu uma grande praça para reverenciar a cultura popular brasileira. Vamos comemorar esses resultados com as famílias, nosso principal público, trazendo a arte circense”
O Museu do Pontal estará aberto de quinta a domingo, com espetáculos circenses todos os dias. A nova sede do Museu do Pontal, inaugurada em outubro de 2021, reúne as características de um museu com o espírito de uma praça, oferecendo não apenas exposições, mas também uma intensa programação de espetáculos e oficinas nos finais de semana, celebrando a diversidade da cultura popular brasileira. Durante seu segundo ano de funcionamento, de outubro de 2022 a setembro de 2023, o museu alcançou a marca de 100 mil visitantes.
O percurso expositivo foi cuidadosamente concebido para encantar o público com cores e aberturas que proporcionam uma visão do amplo espaço de mil metros quadrados, onde mais de 100 artistas contribuíram com cerca de 2 mil obras. E além disso, conteúdos audiovisuais, como um jogo digital interativo de danças brasileiras, permitem que os visitantes aprendam passos de frevo, jongo, carimbó, chula e funk.
Em meio a esses dois anos na nova sede, o espaço homenageou grandes mestres e artistas populares, com exposições e eventos especiais. No mês passado, por exemplo, foi inaugurada a exposição “Ocupação Dona Onete” que traça a trajetória da cantora e compositora por meio de fotos, vídeos e documentos.
Programação Especial de Dia da Criança no Museu do Pontal – Circo em Destaque
Quinta-feira, 12 de Outubro:
- 10h – Rodando: A palhaça equilibrista argentina Espuma Bruma realiza um espetáculo na corda bamba, repleto de bolhas de sabão gigantes, uma misteriosa bola de cristal e manipulação de objetos. Uma experiência marcada pela poesia, tango e humor, onde a palhaça usa o desequilíbrio como ponte para brincar com o público.
- 16h – Telepático: Apresentado pela companhia Circo Dux, com sede no Rio de Janeiro, este espetáculo resulta de uma pesquisa que combina técnicas de mentalismo, ilusionismo, malabarismo, excêntricos musicais e humor circense. Lucas e Palito executam números virtuosos e cômicos, com demonstrações musicais excêntricas e objetos inusitados, proporcionando uma experiência única.
Sexta-feira, 13 de Outubro:
- 16h – Homem Foca: Guga Morales, um dos maiores malabaristas do Brasil, apresenta um espetáculo recheado de improvisações, comicidade e momentos surpreendentes. Além de equilibrar objetos cotidianos de maneira inesperada, como taças sobre o fio de uma faca, ele realiza truques com corda, balões e malabarismo não convencional com bolas e monociclo girafa.
Sábado, 14 de Outubro:
- 10h – O Homem Bola: Horácio Storani, o incrível Homem Bola, apresenta uma performance que mescla palhaçada e um balão gigante, resultando em momentos hilariantes de fusão entre um homem e um balão de gigantescas proporções.
- 16h – Circo Teatro Saltimbanco: Com raízes no século XIX, na Itália, o Circo Teatro Saltimbanco chegou ao Brasil em 1893, com os precursores da família circense Affonso Cericola e Maria De Vitto. Ao longo de mais de cem anos, a companhia sediada em Niterói, Rio de Janeiro, formou palhaços, acrobatas, trapezistas e equilibristas ao longo de seis gerações.
Domingo, 15 de Outubro:
- 16h – Neca Pop Star: Este espetáculo de palhaçada popular é produzido pela Cia Artística Sol Sem Dó, de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Com dramaturgia de Pereira França Neto, o Palhaço Tubinho, e direção de Fernando Sampaio, da Cia La Mínima, a peça bebe nas fontes da dramaturgia tradicional e apresenta esquetes clássicos e muito jogo cênico.
Atividades Fixas:
- Bebês no Museu do Pontal: Todo domingo, às 10h – Roda de música, contação de histórias e movimento inspirados na cultura popular brasileira, com uma edição especial circense no dia 13 de outubro, para crianças de até 3 anos acompanhadas dos responsáveis.
- Visita Musicada Especial: Sábados e domingos, às 11h e 15h – Visita guiada pelo acervo do Museu.
- Baú de Brinquedos: Sábados e domingos, às 12h e 17h – Arte-educadores abrem um baú de brinquedos populares, estimulando o público a experimentá-los ao ar livre na grande praça-jardim do museu.
Informações sobre o Museu do Pontal:
- Endereço: Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca.
- Horário de funcionamento: De quinta a domingo, das 10h às 18h (último acesso às exposições às 17h30).