Na quadra da São Clemente, a expectativa é grande para a chegada do Coletivo Kalundú no próximo domingo, dia 15, às 12h, para o aguardado Festival Povo de Pemba. A edição de 2023 reserva uma surpresa significativa: o Prêmio Tatá Tancredo, uma honraria que destacará personalidades notáveis do jornalismo, música, militância e de diversas esferas que enaltecem as tradições religiosas afro-brasileiras.
Tancredo da Silva Pinto, que foi um pai de santo umbandista, é a inspiração por trás desse prêmio. Como filho de Belmiro da Silva Pinto e Edwiges de Miranda Pinto, e neto de Manoel Luiz de Miranda e Henriqueta Miranda, Tancredo possui um legado que remonta aos primeiros blocos carnavalescos de Cantagalo: “Avança”, “Treme Terra” e “Cordão Místico”.
“Unir o povo de axé é nossa missão, garantindo políticas públicas voltadas para o povo de terreiro, através da preservação da cultura e saberes ancestrais”, destaca Caio Bayma, um dos coordenadores e idealizadores desse projeto brilhante.
O Festival Povo de Pomba na Quadra São Clemente promete se tornar um marco na celebração e no reconhecimento de uma herança cultural vibrante e respeitada, fortalecendo os laços de nossa comunidade e enaltecendo as riquezas de nossa fé.