A Feira Nordestina de São Cristóvão pode se tornar Patrimônio Histórico, Turístico, Cultural e Gastronômico do Estado do Rio. É o que determina o Projeto de Lei 935/23, da deputada Tia Ju (REP), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, nesta terça-feira (10/10). O texto será encaminhado para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.
Em plenário, a autora comemorou a aprovação da proposição: “a feira faz parte da história e da cultura do nosso estado como o mais importante espaço de representação nordestina. Lá é possível experimentar o melhor da nossa culinária e se divertir em família, com muita música regional, artesanato e folclore. Viva o povo nordestino que tanto contribui para o nosso estado e país”.
A feira fica localizada no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, no Bairro de São Cristóvão, na capital. O espaço também já foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Também assinam o texto como coautores os deputados Luiz Paulo (PSD), Lucinha (PSD) e Martha Rocha (PDT).