A primeira semana da Festa Literária das Periferias, a FLUP, encerrou neste domingo, dia 15, com a vitória de Lady Profeta, poeta da Colômbia, na Copa do Mundo de poesia falada. Na final, a Slammer superou competidores do Brasil, Nigeria, Uruguai, México, Canadá, Austrália, Burquina Faso, Nova Zelândia e Quênia. A competição, realizada pela primeira vez no Brasil, reuniu representantes de 40 países, de cinco continentes.
Com a melhora do tempo no domingo, a plateia contou com a presença de mais de duas mil pessoas que acompanharam os painéis, apresentações e batalhas de poesia. Além das disputas de slam, o festival literário também reuniu grandes debatedores como Conceição Evaristo, Nego Bispo, Emicida, Saul Williams e Thaíde, além de shows de Leci Brandão, MV Bill e Rita Beneditto.
”Essa primeira semana foi uma festa da diversidade, da oralidade, uma celebração da potência de uma periferia que cada vez é menos periférica é que cada vez se faz mais presente no centro. Exatamente por isso tem sido tão difícil, mas que, mesmo assim, conseguimos trazer pessoas de 50 países para uma favela do Rio de Janeiro. Foi tão difícil vencer todas as barreiras, racismos e intransigências de um mundo em guerra. Mas seguiremos firmes mostrando toda a grandeza da periferia”, destaca Júlio Ludemir, diretor-geral e fundador da FLUP.
O evento continua nesta semana, de quarta-feira, dia 18, a domingo, dia 22, e ainda vai receber debates com Marcelo D2, Alice Coffin, Assá Trouré e apresentações de Xamã, Linn da Quebrada, entre outros.