Acontece nesta terça-feira (17), o 1º Fórum de Economia do Mar. O evento vai discutir o apoio do Governo do Estado aos municípios costeiros para o desenvolvimento de suas vocações e atividades relacionadas à economia do mar. O fórum acontece, das 9h às 17h, no Castelhana Praia Hotel, e usa a estrutura integrada ao WSL, na etapa Challenger do Mundial de Surf, que começou no último sábado, em Saquarema. A inicitiva é resultado da parceria entre Governo do Estado do Rio, Prefeitura de Saquarema e municípios da Região dos Lagos (Rede Lagos).
“O Estado do Rio tem o terceiro maior litoral do país. A economia do mar, que abarca desde a atividade da pesca à indústria do petróleo, incluindo turismo, defesa e segurança, é estratégica. Nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento da vocação de cada cidade, seja com parcerias para o treinamento de profissionais, seja fomentando e garantindo um ambiente de negócios com segurança jurídica, fundamentais para a atração de investimentos”, afirmou o governador Cláudio Castro (PL).
Durante o Fórum, está prevista a assinatura de um Protocolo de Intenções entre as secretarias de Estado e os municípios para o estabelecimento de cooperação de projetos fortalecedores da economia do mar da Região dos Lagos.
“O governador, quando criou a primeira secretaria de Economia do Mar do país, além de destacar a importância do setor para o estado, aproxima e garante a interlocução entre o Executivo e o segmento, que de fato, é quem conhece as reais necessidades e os gargalos do dia a dia. E é justamente o que estamos fazendo nesse fórum, unindo experiência e forças com municípios e a sociedade para trazer investimentos, desenvolvimento sustentável e geração de empregos” explicou o secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal (PSD), que mediará um talk show, em parceria com prefeita de Saquarema, Manoela Peres, para discutir o papel do setor público no fortalecimento da região a partir da economia do mar.
“A economia do mar representa 44% do PIB do Rio de Janeiro, sendo assim um setor fundamental para o desenvolvimento econômico do estado. O Rio é o principal polo produtor de petróleo e gás do país. A atividade é concentrada no litoral do estado. No entanto, para além do petróleo, fomentando setores como a pesca, o turismo costeiro, a aquicultura e a indústria naval, o estado gera empregos e oportunidades de crescimento. O governador Cláudio Castro criou, em 2021, a Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar. Com isso, fomos o primeiro estado brasileiro a contar com uma estrutura governamental dedicada a desenvolver esse segmento específico”, finalizou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.
Também participam do evento as secretarias de estado de Ambiente e Sustentabilidade e de Esporte e Lazer.