O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, falou, nesta terça-feira (17/10), sobre o Carnaval de 2024. De acordo com o chefe do Poder Executivo carioca, o critério municipal para aprovar os pedidos de autorização dos desfiles do blocos de rua levará em consideração a história de cada um deles e sua ligação com os locais onde pretendem desfilar.
Ainda segundo Paes, a tendência é que o número de blocos não seja ampliado em relação à folia anterior, quando houve 456 desfiles oficiais na cidade.
”O critério para liberação dos blocos é o excesso de concentração e demanda por blocos. Vamos privilegiar os blocos que têm história, que estão estabelecidos há mais tempo e que têm relação com aquela região da cidade”, disse o prefeito, antes de complementar.
”Não estamos buscando aumentar o número de blocos. A ideia é sempre buscar, se for necessário, a partir da avaliação do ano anterior, até uma redução”, completou.
Outro ponto abordado por Paes foi em relação aos blocos de grande proporção. O prefeito criticou que eles sejam majoritariamente realizados em regiões mais nobres da capital fluminense.
”Não é possível que a cada ano surja um bloco comercial diferente. Nada contra, mas a ideia é ampliar a participação dos blocos em outras regiões da cidade”, concluiu.