Alfredo Manevy abre Festival internacional de cinema da língua portuguesa no Rio

O diretor participa da atividade nesta terça-feira (17), às 18h, falando sobre a experiência do documentário

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor”, documentário musical de Alfredo Manevy, é o filme de abertura da Mostra FESTin Rio, que começa amanhã (17), e vai até o dia 29 de outubro, na Caixa Cultural do Rio. O diretor participa da atividade nesta terça-feira (17), às 18h, falando sobre a experiência do documentário, que celebra o legado poético de Lupicínio Rodrigues, a contribuição musical e o contexto histórico compositor.

“É muito significativo exibir este filme no Rio de Janeiro graças ao FESTin. Foi no Rio que Lupicínio deu a entrevista chave que era dada como perdida. E que estrutura nosso filme. Ao encontrarmos essa entrevista e realizarmos um trabalho de limpeza, descobrimos também que foi Lupi quem pediu para ser ouvido e dar sua versão da história. E sem dúvida alguma, toda sua fala revela que, mesmo tomando uma garrafa de whisky, e com bom humor, ele tem uma visão profunda da música popular brasileira e de sua trajetória. Tentamos sobretudo evitar um olhar anedótico que geralmente prepondera sobre ele, e assim dramatizando e dando a devida força a sua trajetória”, destacou Manevy.

O filme é uma recriação a partir de imagens de arquivos raros, garimpados pelo cineasta, em uma pesquisa minuciosa da vida e obra do compositor de “Nervos de Aço”, entre outros sucessos que ultrapassam gerações. É um filme que acompanha a trajetória de Lupicínio como compositor, tendo como foco a potência de suas letras e a poesia que ele criou ao falar do amor, do desamor, do ciúme e do abandono. A montagem de Isabel Castro equilibra a força estética dessas imagens de arquivo, arrancando elogios da crítica especializada em eventos de todo país, entre eles a Mostra de SP e Aruanda.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alfredo Manevy abre Festival internacional de cinema da língua portuguesa no Rio
lapa dos mercadores 2024 Alfredo Manevy abre Festival internacional de cinema da língua portuguesa no Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui