Revitalizado recentemente, o Espaço Agrofamiliar de Itaguaí será palco de um projeto pioneiro no estado do Rio de Janeiro, a Agrocozinha do Produtor. O objetivo do programa é treinar os produtores rurais da região para que transformem alimentos não comercializados em produtos como compotas e doces.
O programa contará com engenheiros agrônomos, engenheiros de alimentos, engenheiros químicos e nutricionistas, que vão ministrar cursos de capacitação voltados ao manuseio de equipamentos, técnicas de produção e higiene. Os interessados devem comparecer à sede da Secretaria de Agricultura de Itaguaí.
“A equipe vai dar o suporte para ensinar os produtores rurais a fabricar doces de qualidade e certificados pela nossa diretoria de inspeção de produtos de origem animal e vegetal. É mais uma grande conquista que a Prefeitura de Itaguaí trouxe para os produtores da região”, celebra o secretário de agricultura do município, Carlos Kifer. “O propósito é mais didático do que produtivo. Multiplicar conhecimento, inovação tecnológica, mostrar que, com uma estrutura simples, é possível produzir alimentos de qualidade”, completa.
O projeto é uma parceria da Prefeitura de Itaguaí, através da Secretaria Municipal de Agricultura, com Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Secretaria de Agricultura do estado.
Ainda de acordo com Carlos Kifer, em breve serão instaladas duas câmaras de climatização no local. A previsão é que a Agrocozinha do Produtor comece a funcionar já na próxima semana. Localizado no Mazomba, o Espaço Agrofamiliar de Itaguaí foi revitalizado através de uma parceria entre prefeitura e a empresa Vale.
Endereço da Secretaria de Agricultura de Itaguaí:
Estr. do Trapiche, 14 – Vila Margarida, Itaguaí – RJ, 23812-380
Horário de funcionamento: 8h às 17h.