A empresa Central Logística, vinculada à Secretaria de Estado de Transportes, anunciou, durante reunião pública na Assembleia Legislativa do Rio, que vão ser necessários R$ 21 milhões para reativar a linha entre as estações São Cristóvão e Leopoldina. No orçamento estão previstas a recolocação dos trilhos e a eletrificação da linha da rede área.
O trecho conta com menos de um quilômetro e pode ser o primeiro passo para revitalizar o prédio da estação da Leopoldina.
A estação da Leopoldina está fechada há cerca de 20 anos. O prédio possui um rico acervo histórico, mas que está abandonado.
E se, ao invés do trem, o VLT fosse estendido até São Cristóvão/Quinta da Boa Vista?
Concordo
E uma vergonha um país como o Brasil, não ter uma ligação ferroviária entre as duas principais cidades do país, o Rio de Janeiro e São Paulo.
A Estação Leopoldina deveria ser reformada para abrigar o terminal do trem bala vindo de SP. E a estação Praça da Bandeira ser realocada certa medida e uma ligação em esteira suspensa da estação até a Leopoldina. E futuramente uma linha de metrô oriunda da Ilha do Governador via via Fundão, Caju, Into, se conectando com a linha 5 (Galeão X Santos Dumont) na Rod. Novo Rio, ganhando assim, após, uma estação na Leopoldina, seguindo por fim para Estácio, Rio Comprido, Cosme Velho, Botafogo, terminando na Urca.